quarta-feira, 23 de março de 2011

Contador destoa no Col de Pal

Alberto Contador (Saxo Bank) comprovou sua supremacia na 3ª etapa da Volta a Catalunha ao cruzar sozinho a meta no topo do Col de Pal (HC)e assumir a liderança da competição. Contador terminou 23s à frente de Michele Scarponi (Lampre), que até o momento se apresentava como melhor escalador da temporada, e Levi Leipheimer (Radio Shack), segundo e terceiro respectivamente.
Contador vestiu a camisa amarela, já que Gatis Smukulis (HTC-Highroad) terminou cerca de 17 minutos atrás do espanhol – em um percurso de alta montanha com 183.9km. Leipheimer e Scarponi vem na sequência, mas o americano leva a melhor no desempate pelas bonificações.

Com apenas oito quilômetros de percurso os ciclistas já enfrentaram a primeira escalada do dia, o Alt De Coubet. Nairo Quintana (Colombia Es Pasion - Cafe De Colombia) e Steven Kruijswijk (Rabobank) protagonizaram a primeira fuga do dia. Sendo acompanhados depois por Johnny Hoogerland (Vacansoleil-DCM), Sébastien Minard (AG2R La Mondiale) José Vicente Toribio (Andalucia Caja Granada) e Thomas Peterson (Garmin-Cervelo).

Com 60 km de etapa, os seis ciclistas conseguiram uma vantagem de sete minutos em relação ao pelotão. No entanto, na terceira das cinco montanhas do dia, a diferença passou a diminuir. No Alto de La Comella – a 22 km da chegada – a fuga quebrou e apenas Quintana e Kruijswijk seguiram juntos. O dinamarquês, porém, perdeu contato com o colombiano. Quintana resistiu até a subida do Alt De La Massana.

Alberto Contador imprimiu um forte rimo na escalada e dividiu o pelotão em dois grupos. Todos os favoritos mantiveram-se no grupo principal, exceto Carlos Sastre (Geox) e o até então camisa amarela Smukulis.

Cerca de 50 ciclistas estavam no grupo principal, liderado pela Saxo Bank, que controlou o ritmo do pelotão até os primeiros quilômetros da subida do Col de Pal. Contador fez um poderoso ataque a 5 km da meta, com Leiphemier sendo o único a acompanhar o espanhol. O americano, entretanto, não conseguiu manter o ritmo e acabou sobrando e sendo ultrapassado por Scarponi. Os dois trabalharam juntos, mas ainda assim terminaram com 23s de atraso em relação a Contador.

Fonte: Prologo

Nenhum comentário:

Postar um comentário