segunda-feira, 13 de maio de 2013

Vincenzo Nibali assume a maglia rosa



Foto: Graham Watson
Após mais duas etapas do Giro d'Italia, a Grande Volta italiana tem um novo líder. E para delírio dos tiffosi, trafa-se do principal ciclista da casa. Vincenzo Nibali (Astana), assumiu a maglia rosa após o contrarrelógio individual na oitava etapa (sábado, 11), quando terminou com o quarto melhor tempo, posição que manteve após a nona etapa (domingo, 12).

Com isso lidera a competição quando todos esperavam que outro favorito estivesse vestindo a camisa rosa. Bradley Wiggins (Sky) era o favorito para vencer o contrarrelógio individual. Mas um novo problema mecânico o fez perder aproximadamente 20 segundos, o suficiente para que ele fosse o segundo do dia. Assim, o britânico foi apenas 11 segundos mais rápido que Nibali e no geral aparece em quarto lugar, a 1min16s da maglia rosa.

"Wiggins e Hesjedal perderam tempo, mas eles ainda estão entre meus principais adversários, assim como Evans e Scarponi. O Giro é muito longo, nós todos sabemos, e você sempre pode ter um dia ruim. Ontem (sábado, no contrarrelógio), Wiggins foi muito forte, e esteve muito perto da vitória apesar de seus problemas mecânicos", declarou o comedido Nibali.

Na nona etapa, novamente disputada com chuva, Wiggins voltou a mostrar dificuldades em pista molhada. No final do percurso estava na parte de trás do pelotão. Mas ajudado pelos seus companheiros de equipe conseguiu recuperar-se a tempo e não somar novas perdas.

Destino diferente de Ryder Hesjdeal (Garmin-Sharp). O atual campeão do Giro perdeu contato com os líderes e cruzou na 43ª posição, aproximadamente um minuto depois do pelotão. No geral, caiu para a décima primeira posição, a 3min11s de uma cada vez mais distante nova maglia rosa.

Quem segue demonstrando consistência é Cadel Evans (BMC). Em sua melhor participação em Grandes Voltas desde seu título no Tour de France, em 2011, o australiano é o vice-líder, 29 segundos atrás de Nibali.

Os vencedores do fim de semana foram Alex Downsett (Movistar) - 8ª etapa, e Maxim Belkov (Katusha) - 9ª etapa. Nesta segunda-feira, 13 de maio, os ciclistas descansam, e retornam na terça-feira (14), com a 10ª etapa. Serão 167 km entre Cordenons e Altopiano del Montasio, na região norte da Itália, em uma etapa de alta montanha.

Classificação Geral após 9 etapas

1, Vincenzo Nibali (Astana Pro Team) 34h19min31s
2, Cadel Evans (BMC Racing Team) 29s
3, Robert Gesink (Blanco Pro Cycling Team) 1min15s
4, Bradley Wiggins (Sky Procycling) 1min16s
5, Michele Scarponi (Lampre-Merida) 1min24s
6, Sergio Luis Henao Montoya (Sky Procycling) 2min11s
7, Mauro Santambrogio (Vini Fantini-Selle Italia) 2min43s
8, Przemyslaw Niemiec (Lampre-Merida) 2min44s
9, Rigoberto Uran Uran (Sky Procycling) 2min49s
10, Tanel Kangert (Astana Pro Team) 3min2s
11, Ryder Hesjedal (Garmin-Sharp) 3min11s
12, Wilco Kelderman (Blanco Pro Cycling Team) 3min26s
13, Benat Intxausti Elorriaga (Movistar Team) 3min36s
14, Samuel Sanchez Gonzalez (Euskaltel-Euskadi) 3min43s
15, Domenico Pozzovivo (Ag2R La Mondiale) 4min5s
16, Rafal Majka (Team Saxo-Tinkoff) 4min9s
17, Ivan Santaromita (BMC Racing Team) 4min50s
18, Rafael Valls Ferri (Vacansoleil-DCM Pro Cycling Team) 4min57s
19, Franco Pellizotti (Androni Giocattoli) 5min3s
20, Steven Kruijswijk (Blanco Pro Cycling Team) 5min9s

Nenhum comentário:

Postar um comentário