quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Veja alguns dos principais defeitos de postura sobre a bike

- Selim alto demais: perda de eficiência e “quebra” a pedalada. O ciclista rebola quando visto por trás.
- Selim baixo demais: não produz a energia ideal e pode acarretar lesões, pois recruta outros grupos musculares.
- Selim muito para frente: durante a pedalada o joelho passa da linha do eixo do pedal e pode provocar dores no tendão patelar.
- Selim muito para trás: Pode gerar dores na panturrilha, logo atrás do joelho.
- Taquinho muito para frente: haverá menos apoio na base do pé do ciclista. Fora do alinhamento do metatarso, há perda de força na pedalada.
- Taquinho muito para trás: A pedalada passa a ter como base o meio do pé e pode acarretar dores na sola.
- Taquinho aberto ou fechado: Pode causar lesões nos ligamentos cruzados posterior e anterior dos joelhos. A maioria dos problemas de ligamento vem do taquinho mal posicionado.

AS LESÕES:

Muitas vezes, durante os treinamentos ou até mesmo durante a competição, você é surpreendido com dores, como exemplo: dores musculares, dor nos joelhos, lombalgias, cervicalgias, tendíneas, como outras, que podem ser evitadas ou de fácil resolução, se tratadas logo no seu início, pois os sintomas podem se agravar a tal ponto que a continuação da prática se torne impossível. Além disso, os erros de treinamento envolvendo aumento excessivo de quilometragem, treinamento de velocidade muito rápido e treinamento em subidas podem estar envolvidos no aparecimento das lesões.
Esforço repetitivo
O fato de permanecer sentado no selim por períodos prolongados pode levar a lesões neurológicas podendo acarretar desde perda de sensibilidade na área perineal até a impotência sexual. Isso, é claro, relacionado ao tempo de exposição, tipo de banco, postura ao pedalar e predisposição própria do atleta;
Síndromes compressivas ao nível do punho : quando se mantém a articulação em extensão ou flexão por períodos prolongados, desencadeando o "formigamento" clássico dos dedos, de acordo com o nervo acometido;
Coluna lombossacra : lesões que se estendem desde dores até desvios de discos, vértebras e ligamentos. Vale lembrar que a postura de flexão da coluna aumenta a pressão nos discos intervertebrais e ligamentos anteriores podendo desencadear hérnias discais que, dependendo de sua localização,podem comprimir raízes nervosas, levando a radiculites (dor ciática).

Nenhum comentário:

Postar um comentário