segunda-feira, 29 de novembro de 2010

A jovem promessa Bruno Saraiva

O ciclismo brasileiro vive um período de transição entre a saída de grandes nomes como Marcio May, Hernandes Quadri Junior, Luciano Pagliarini, dentre outros, e o surgimento de novos atletas. O fato importante é que alguns jovens atletas estão competindo na Europa, e muito bem. Precisamos deste intercâmbio, pois não há como negar que lá é o “berço do ciclismo” e onde estão os melhores atletas do planeta.

Aqui no Brasil surgem muitas promessas, algumas delas tornam-se verdadeiramente atletas profissionais e outros não seguem a carreira, seja por falta de incentivo e condições ou por descobrirem, ao longo do processo, que não tem “vocação” para o esporte profissional.


A partir do momento que soubemos da escolha do Brasil como sede dos Jogos Olímpicos de 2016 a responsabilidade aumentou. Os programas de incentivos, os centros de treinamento, o intercâmbio, a formação profissional e muitas outras questões devem ser priorizadas e o trabalho com jovens atletas deve ser intensificado.

Um atleta que vem se destacando nas competições de ciclismo de estrada é o jovem Bruno Saraiva, atual campeão Brasileiro de ciclismo de estrada, titulo que conquistou em Maio deste ano. Logo após vieram o campeonato Paulista de Montanha e de contra-relógio, todos na categoria Junior.

“Foi uma temporada muito boa, consegui atingir todos os meus objetivos. Definitivamente essas vitorias foram importantíssimas para minha carreira e devo tudo isso à pessoas que me apóiam. Sigo à risca as orientações do meu preparador físico, o professor Helio Souza, do meu nutricionista, André Pellegrini, e também os conselhos dos ciclistas mais experientes que treinam algumas vezes comigo” ponderou Bruno.

No último final de semana ele competiu no desafio da Serra de Campos, uma competição com percurso bem seletivo. Foi a estréia no evento, mas nem por isso deixou de fazer bonito ocupando a sexta colocação na geral, ficando a cerca de 1 minuto do vencedor da competição.

“Não havia pedalado no circuito por isso fiquei com receio de perder rendimento no final da prova. Quando os três primeiros colocados atacaram eu demorei em acelerar e perdi o contato. Logo após o Orlando Alves acelerou e eu consegui ir junto com ele até bem próximo do final da competição. Foi um excelente resultado e a minha expectativa para o próximo ano é conseguir chegar entre os 3 primeiros colocados”.

Bruno agora terá 20 dias de férias e pretende descansar ao máximo, pois em 2011 estreará na categoria sub 23.

“Sei que esta mudança não será nada fácil, pois o volume de treinos e competições será maior, além das cobranças. Pretendo me preparar bem física e psicologicamente e continuar evoluindo. Estou em negociação com algumas equipes brasileiras e acredito que isso contribuirá para o meu aprendizado”

Bruno Saraiva conta com os apoios bianchi Brasil/HE treinamento esportivo/nova forma sp/wella professionals/Mget

Nenhum comentário:

Postar um comentário