quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Contador faz história em Fuente Dé



Contador: vitória épica Foto: Bettini-CyclingNews
Por Tadeu Matsunaga

Os grandes campeões se superam nas adversidades, e Alberto Contador (Saxo Bank) fez história na 17ª etapa da Vuelta a España. Contador conseguiu o que para muitos era impossível. Reverteu a desvantagem na classificação geral, venceu a 17ª etapa da Vuelta a España e arrematou a camisa vermelha de Joaquim Rodriguez (Katusha) depois de uma jornada épica no percurso entre Santander e Fuente Dé, que certamente entrará para a história do ciclismo.

Contador atacou na segunda das três montanhas do dia – o Collado de la Hoz,com média de 7% de inclinação - a 50 quilômetros da meta e conseguiu chegar isolado ao final da etapa, cruzando a meta com uma celebração até mesmo atípica para um vencedor como ele. Nem mesmo o famoso gesto de tiro do Pistoleiro foi lembrando em meio à emoção da vitória.

Em contrapartida, Rodriguez, que parecia intocável, teve um dia para se esquecer. O catalão terminou a 2min37s de Contador. O madrileno transformou a desvantagem de 28s no geral antes do início do estágio em 2min38s a seu favor. Para piorar, Purito também foi superado pelo regular Alejandro Valverde (Movistar), que terminou a etapa apenas 10s de Contador e saltou para a segunda posição no geral.

‘El Pistoleiro’ surpreendeu e mostrou sua genialidade e perfil de campeão com um ataque no topo de La Hoz e que se transformou em quase que um contrarrelógio contra seus adversários, com uma aceleração fora do comum na descida e no relevo plano que antecedeu a subida final em Fuentes Dé. Em um dia marcado por muitos ataques, Rodriguez hesitou ao não tentar perseguir Contador e pagou por isso.

A tática da Saxo Bank, mesmo soou como perfeição com Sergio Paulinho, Jesus Hernandez e Bruno Pirez na fuga. Os três trabalharam junto ao seu líder desde o momento em Contador se conectou ao grupo de escapados. Com diversas quebras no pelotão, Rodriguez e Valverde, em um grupo menor, não conseguiram cortar a diferença que aumentava mais e mais quanto mais se aproximava da última montanha do dia.

Ambicioso, Contador partiu em um ataque solitário, sendo acompanhado pelo seu ex-companheiro de Astana Paolo Tiralongo. No Giro d’Italia 2011, os dois já haviam protagonizado uma cena parecida, com o italiano auxiliando o espanhol e sendo brindado com a vitória na etapa. Na Vuelta a história foi diferente. Contador lançou um forte ataque e seguiu sozinho rumo a meta, enquanto o grupo de Rodriguez e Valverde tinha dificuldades para tirar a diferença para o Pistoleiro.

Sem Losada, que parte do tempo auxiliou na perseguição a Contador, Rodriguez tomou a iniciativa e tentou persegui-lo por conta própria. Pagou mais uma vez pelo erro. Com Quintana e Intxausti, Valverde teve dois gregários de luxo para não apenas deixar Purito para trás, mas também cortar a diferença de Contador, que claramente acusava o desgaste pelo esforço estrondoso. O grupo do líder da Movistar também contava com Henao, Artarloza e Nocentini.

Decidido, Alberto Contador cerrou os dentes a menos de 1 km da meta. Jogou suas últimas forças para alcançar a tão sonhada vitória e a camisa vermelha na Vuelta 2012. Valverde, com 6s de atraso, também teve sua vitória pessoal e tornou-se o segundo colocado no geral.

Com quatro etapas até Madri, e ainda tendo a Bola del Mundo pela frente, afirmar que as coisas estão bem encaminhadas para Alberto Contador não é nada absurdo. Reviravoltas acontecem, mas moralmente Contador está mais forte do que nunca, enquanto seus rivais parecem – pela primeira vez desde o retorno do Pistoleiro – confrontar com o canibal espanhol.


Etapa 
1 Alberto Contador Velasco (ESP) Saxo Bank 4:29:20
2 Alejandro Valverde Belmonte (ESP) Movistar Team 0:00:06
3 Sergio Luis Henao Montoya (COL) Sky Procycling
4 Gorka Verdugo Marcotegui (ESP) Euskaltel - Euskadi
5 Rinaldo Nocentini (ITA) AG2R La Mondiale 0:00:19
6 Jan Bakelants (BEL) Radioshack-Nissan 0:00:55
7 Benat Intxausti (ESP) Movistar Team 0:01:13
8 Alexandre Geniez (FRA) Argos-Shimano 0:01:40
9 Paolo Tiralongo (ITA) Astana Pro Team 0:02:13
10 Joaquim Rodriguez (ESP) Katusha Team 0:02:38

Geral 
1 Alberto Contador (ESP) Saxo Bank 68:07:54
2 Alejandro Valverde (ESP) Movistar Team 0:01:52
3 Joaquim Rodriguez (ESP) Katusha Team 0:02:28
4 Christopher Froome (GBR) Sky Procycling 0:09:40
5 Daniel Moreno (ESP) Katusha Team 0:11:36
6 Robert Gesink (HOL) Rabobank Cycling Team 0:12:06
7 Laurens Ten Dam (HOL) Rabobank Cycling Team 0:12:55
8 Andrew Talansky (EUA) Garmin - Sharp 0:13:06
9 Igor Anton Hernandez (ESP) Euskaltel - Euskadi 0:13:49
10 Benat Intxausti Elorriaga (ESP) Movistar Team 0:14:10 

Nenhum comentário:

Postar um comentário