quinta-feira, 22 de julho de 2010

18.07.2010 - L'Etape du Tour 2010

Galera,
Chegou o grande dia. Acordamos as 03:30 na madrugada para viajar 150 km até Pau (local da largada).
Paramos uns 5 km antes da cidade pois as ruas estavam interditadas. Fomos pedalando e a cada rua que passávamos, íamos encontrando pelotões vindo de todos os cantos e até o Alain Prost chegou junto com o nosso grupo e pedalamos quase 15 minutos lado a lado. Uma coisa espetacular!!
Imaginem 9.500 ciclistas chegando praticamente ao mesmo tempo para alinhar.
A organização foi fantástica sendo que cada ciclista tinha uma rua correspondente ao seu número de largada.
Largamos as 07:00 em ponto e começou a mais importante prova de ciclismo amador do mundo.
Percorremos os primeiros 40 km todos juntos e a coisa começou a mudar quando chegou a primeira montanha, Col de Marie Blanc.
Tinha tanta gente que travou a subida, ou seja, todos empurramos a bike por uns 3 km e depois de chegar no topo despencamos rumo a segunda montanha. Encontrei o Ivo no meio do caminho e paramos no primeiro ponto de hidratação.
Prosseguimos para a segunda montanha do dia chamada Col du Soulor.
A esta altura as pernas já estavam começando a pesar quando veio o primeiro golpe. Preparei com meses de antecedência minha suplementação para a prova e vi tudo isso se perder quando deixei cair no chão a caixa que tinha preparado para tomar de hora em hora (sal,BCAA e etc).
A variação de temperatura foi enorme. Largamos com 16C e no meio da tarde estava quase 37C.

Voltando, passei o Col du Soulor com muita dificuldade, sem suplementos, R4 e malto, ou seja, só na água. Aproveitei os 30km de descida que vieram na seqüencia para aumentar minha velocidade média e descansar. Comecei a sentir calafrios e percebi que estava me desidratando.
Na altura do campeonato água não resolvia mais, passava a mão na perna e ela saia cheia de sal.
Gel batia no estômago e voltava.
Encontrei com o Giuseppe e com Pedro quase antes do Tourmalet e disse que precisava cápsula de sal. O Giuseppe disse para eu ficar tranqüilo que ele tinha, quando do nada sacou o saleiro do restaurante no meio do pelotão. Perguntei: - como faço ?
E ele respondeu: - fácil, abra a boca e jogue como se estivesse temperando salada! rsssss
Foram os vinte segundos que me fizeram recuperar psicilogicamente para terminar.
Cheguei no pé do Tourmalet destruído, mas determinado a completar. Sabia que completaria a prova nem que fosse de ambulância, mas cruzaria a linha de chagada.
Consegui passar no último posto de hidratação 10 minutos antes do tempo limite (17:20) e já havia pedalado dez horas e vinte minutos. Olhava para cima e via a linha de chegada a uns 15 km de distância no topo da montanha a 2115 metros. Cruzei a linha junto o Ivo !
Foi uma emoção fantástica, e vencer um desafio como esse não tem palavras que exemplifique.
Segundo o Cleber, o grupo deste ano foi o mais forte de todos. O Jean Coloca ficou em 129, sendo que parou 4 vezes durante a prova por ter comido algo que não o fez bem. A Claudia Tolendal ficou também entre as primeiras no feminino.
O Panda fez uma prova fantástica e está a cada dia mais forte, inclusive nas escaladas.
Parabéns a todos.
Abs,
Guto

Nenhum comentário:

Postar um comentário