terça-feira, 6 de julho de 2010

Hushovd vence sprint em Arenberg


Thor Hushovd (Cervelo) superou Gerald Thomas (Sky) e Cadel Evans (BMC) no sprint final e venceu a terceira etapa do Tour de France, disputada entre Wanze e Arenberg. Fabian Cancellara (Saxo Bank) chegou no mesmo grupo de Hushovd, e recuperou a camisa amarela.

Os ciclistas da Saxo Bank foram os grandes beneficiados do dia; Andy Schleck esteve presente no bloco de seis ciclistas que escaparam das quedas e foram até o fim da etapa, acompanhado por Cancellara. Schleck colocou 1 minuto sobre Alberto Contador (Astana) e Bradley Wiggins (Sky) e 2min08s à frente de Lance Armstrong (RadioShack).

Sylvain Chavanel (QuickStep), até então líder, sofreu diversos problemas mecânicos e acabou perdendo a liderança para Fabian Cancellara. A grande baixa da etapa foi a saída de Frank Schleck do Tour, após sofrer uma dura queda.

A etapa foi marcada por uma fuga com sete atletas: Steve Cummings (Team Sky), Ryder Hesjedal (Garmin-Transitions), Pavel Brutt (Katusha), Pierre Rolland (BBOX Bouygues Telecom), Roger Kluge (Milram), Stéphane Auge (Cofidis) e Imanol Erviti (Caisse d'Epargne)

A Saxo Bank trabalhou forte, principalmente com Jens Voigt e Stuart O'Grady na cabeça do pelotão e reduziu a distância para os escapados. Com 30 km para o final da etapa, a Cérvelo passou a trabalhar ao lado da equipe de Andy Schleck e Fabian Cancellara.

Ryder Hesjedal, enquanto isso, lançou um ataque e seguiu sozinho na fuga. O ciclista da Garmin parece disposto a repetir o feito de Chavanel na 2ª etapa.

Novamente quedas aconteceram durante o percurso; numa delas Contador, Armstrong e Basso perderam contato com Andy, que encontrava a oportunidade ideal para entrar na briga e reduzir a diferença imposta pelos adversários no contrarrelógio de abertura. O espanhol iniciou uma prova de recuperação, enquanto Lance sofria com o pneu furado de sua bicicleta.

No grupo da frente, Cancellara trabalhava ao lado de Andy Schleck, Thor Hushovd, Geraint Thomas e Cadel Evans para alcançar Hesjedal. Enquanto isso, Alberto Contador, Alexander Vinokourov e Nicolas Roche recuperavam o tempo perdido após a confusão no pelotão, que provocou a retirada de Frank Schleck.

Restando 5 km para a meta, Hesjedal acabou neutralizado. Lance Armstrong, após trocar de pneu, era auxiliado por Popovich e conseguia reduzir a diferença – não suficiente para alcançar o grupo de Contador.

Sprinter nato, Hushovd aproveitou a oportunidade e conquistou sua primeira vitória no Tour 2010; com Thomas e Evans completando o pódio. Vinokourov mostrou sua velha forma e superou Alberto Contador, que teve dificuldade para acompanhar o cazaque nos metros finais. Armstrong terminou a 2min08s do norueguês.

Classificação Etapa
1 Thor Hushovd (Nor) Cervelo Test Team
2 Geraint Thomas (GBr) Sky Professional Cycling Team
3 Cadel Evans (Aus) BMC Racing Team
4 Ryder Hesjedal (Can) Garmin - Transitions
5 Andy Schleck (Lux) Team Saxo Bank
6 Fabian Cancellara (Swi) Team Saxo Bank
7 Johan Van Summeren (Bel) Garmin - Transitions 0:00:53
8 Bradley Wiggins (GBr) Sky Professional Cycling Team
9 Jurgen Van Den Broeck (Bel) Omega Pharma-Lotto
10 Alexander Vinokourov (Kaz) Astana

Classificação Geral

1 Fabian Cancellara (Swi) Team Saxo Bank 14:54:00
2 Geraint Thomas (GBr) Sky Professional Cycling Team 0:00:23
3 Cadel Evans (Aus) BMC Racing Team 0:00:39
4 Ryder Hesjedal (Can) Garmin - Transitions 0:00:46
5 Sylvain Chavanel (Fra) Quick Step 0:01:01
6 Andy Schleck (Lux) Team Saxo Bank 0:01:09
7 Thor Hushovd (Nor) Cervelo Test Team 0:01:19
8 Alexander Vinokourov (Kaz) Astana 0:01:31
9 Alberto Contador Velasco (Spa) Astana 0:01:40
10 Jurgen Van Den Broeck (Bel) Omega Pharma-Lotto 0:01:42

Fonte: Prologo

Nenhum comentário:

Postar um comentário