segunda-feira, 24 de outubro de 2011

José Eriberto é o campeão


José Eriberto Rodrigues, ciclista da equipe Padaria Real/ Caloi/ Sorocaba, é o grande campeão da Volta Ciclística Internacional do Estado de São Paulo 2011. O atleta de 27 anos conseguiu o maior feito da carreira ao se manter na liderança da competição após a vitória escapado na 2ª etapa do evento paulista. Na última etapa, disputada neste domingo (23/10), Roberto Pinheiro (Funvic/ Marcondes César/ Pinda) conquistou no sprint sua terceira vitória de etapa e, de quebra, confirmou o título na classificação por pontos.

Flávio Cardoso (Funvic/ Marcondes César/ Pinda), principal rival de Eriberto na disputa pelo título chegou em segundo na etapa, tirou mais alguns segundos da diferença entre eles, mas ainda restaram 42s de vantagem para o camisa amarela comemorar com tranquilidade a vitória, chegando no mesmo pelotão.

Os dois atletas, companheiros na equipe de Pinda até o ano passado, competiram respeitando alguns dos conceitos éticos mais polêmicos do ciclismo recente: o de não se aproveitar de problemas com o líder da competição para obter vantagem na classificação. A situação aconteceu no sábado, na etapa com chegada em Campos do Jordão. O vice-campeão Flávio Cardoso esperou por José Eriberto, quando o líder se envolveu em uma queda.

Curiosamente, o título foi moldado em uma etapa na qual dois problemas mecânicos afetaram Cardoso. Os dois ciclistas formavam uma fuga – com mais atletas – quando o pneu do ciclista pindense furou. A fuga esperou e ele voltou ao grupo. Com menos de 10 km para o final, no entanto, o problema se repetiu, mas com o pelotão no encalço, os atletas escapados não o esperaram.

“Infelizmente, o pneu furado tirou o título do Baiano [Flávio Cardoso]. Mas ele é um grande atleta e demonstrou isso na etapa de Montanha, quando esperou o líder da prova se levantar, após sofrer uma queda. Naquele momento ele poderia ter ido embora e tirado os 42 segundos de diferença”, presume Benedito Tadeu, o Kid, técnico da equipe de Pinda.

O código de ética só é tão polêmico, pois resume a camaradagem em relação ao líder da competição, situação que viveu Flávio Cardoso e José Eriberto na Serra de Campos do Jordão. Na 2ª etapa, nenhum dos dois vestia a camisa amarela, portanto, o sucesso na etapa era o que estava em jogo naquele momento.

Mesmo sem o título principal do evento, Pinda tem muito que comemorar, com o título por equipes e cinco vitórias de etapas, além da classificação por pontos, com Roberto Pinheiro. Como a Volta de SP marca o início do calendário 2011/2012 do ranking UCI America Tour, o time, caso renove sua licença, vai começar com pé direito a busca pelo topo da classificação continental, que conquistou em 2010.

Os praianos dominam a montanha
Diego Ares, da Memorial/Santos, foi o campeão de montanha e manteve o bom desempenho da equipe do litoral paulista nesta classificação. Ele superou por apenas um ponto Antônio Nascimento (Funvic/ Marcondes César/ Pinda), que buscava o quinto título de melhor escalador da Volta de São Paulo, o primeiro deles sem estar vestido com a camisa do time da Baixada Santista.


Fonte: Prologo

Nenhum comentário:

Postar um comentário