segunda-feira, 9 de maio de 2011

Ciclista belga morre após grave acidente no Giro d'Itália

Uma triste notícia marcou a disputa da terceira etapa do Giro d’Itália, nesta segunda-feira. O ciclista belga Wouetrs Weylandt, 26 anos, da equipe Leopard-Trek, faleceu depois de sofrer um grave acidente em uma descida a cerca de 25 km da reta de chegada.
Weylandt chocou sua cabeça fortemente contra o chão ao cair e logo em seguida ficou desacordado. Médicos da competição ainda tentaram por cerca de 40 minutos realizar massagens cardíacas no atleta, que demorou a ser retirado do local. Um helicóptero teve dificuldades para aterrizar e levá-lo ao hospital mais próximo.

A morte de Weylandt é a primeira no Giro desde que o atleta local Emilio Rivasio se acidentou ainda na primeira etapa da edição de 1986 do torneio, entrou em coma e faleceu dias depois.
No Tour de France, outra competição do Grand Tour - série de três torneios da elite do ciclismo que ainda engloba a Vuelta da España -, o último acidente aconteceu em 1995, com o também italiano Fabio Casartelli.
"Ele estava inconsciente com fratura da base do crânio e danos faciais. Após 40 minutos de massagem cardíaca, tivemos de suspender a ressuscitação, porque não havia mais nada que pudéssemos fazer", disse Giovanni Tredici, médico do Giro

"A descida foi uma questão técnica, o asfalto era bom" disse Davide Vigano, um dos companheiros de equipe de Weylandt. "Eu não sabia o que tinha acontecido durante a corrida. Estou sem palavras."

Vigano pulbicou foto de Weylandt em seu site com uma declaração: "Hoje, o nosso companheiro e amigo Wouter Weylandt faleceu após um acidente na terceira etapa do Giro de Itália."

Os organizadores da corrida cancelaram a cerimônia de premiação por causa do acidente. O ciclista espanhol Angel Vicioso venceu a etapa de segunda-feira, de 173 quilômetros, entre Reggio Emilia e Rapallo, enquanto o britânico David Millar é o líder da classificação geral.

Técnico da Leopard-Trek, Brian Nygaard disse que o restante dos pilotos da equipe iriam se reunir para decidir se queria continuar no Giro, que termina no dia 29 de maio em Milão. No ano passado, em 10 de maio de 2010, Weylandt venceu a terceira etapa do Giro em seu último dia na Holanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário