segunda-feira, 9 de maio de 2011

Panizo conquista o pan de ciclismo e garante vaga para Londres

Dobradinha brasileira na prova de estrada, que encerrou na noite deste domingo, o Campeonato Pan- americano de Ciclismo de Pista e Estrada, em Medelin, na Colômbia. O paranaense de Maringá, Gregolry Panizo surpreendeu os favoritos e garantiu o ouro para o Brasil e a vaga olímpica para 2012 em Londres.
Na categoria sub-23, a vitória foi de Gideoni Monteiro. Para fechar a excelente performance nacional, Renato Seabra terminou em sexto na competição que reuniu 130 ciclistas de 27 países.
A disputa aconteceu dentro de um grande circuito com 11 voltas no total, somando 176 quilômetros, com a chegada na Unidade Esportiva do Município de Rionegro. Cada volta tinha 16 quilômetros e a maior dificuldade era a altitude que os atletas tiveram de enfrentar, passando por dois trechos de subida.

Durante a primeira metade da prova, foram feitas várias tentativas de fuga, sem sucesso. Na sétima volta, formou-se uma grande fuga, que resistiria até o final. No grupo de oito ciclistas, estavam os dois brasileiros, Gregory Panizo e Renato Seabra, que tiveram de lutar contra Gonzalo Garrido (Chile), Luis Macías (México) e mais quatro colombianos, Luis Laverde, Carlos Quintero, Ivan Mauricio e Janier Acevedo.
Após a formação da fuga, os atletas se organizaram e aos poucos foram ampliando a vantagem, até os quilômetros finais. Após vários ataques, o chileno Gonzalo Garrido arrancou forte e foi seguido apenas pelo brasileiro Panizo e o colombiano Luis Laverde.
Os três atletas continuaram a pequena fuga até faltar 500 metros para a chegada, quando ficaram se estudando para saber quem arrancaria primeiro para o sprint. Após alguns metros de indecisão, o chileno Garrido atacou forte e conseguiu abrir alguns metros dos adversários. O colombiano demonstrou que não conseguiria acompanhar, mas o brasileiro surpreendeu a todos com um contra-ataque perfeito vencendo nos metros finais de forma brilhante.

Além do título na Elite, Renato Seabra terminou na sexta colocação e Gideoni Monteiro finalizou em 13 ª no geral e foi o campeão da categoria Sub-23. Gideoni compete atualmente na Itália e faz parte do “Projeto Revelando Talentos”.

Resultados

Categoria Elite

1- Gregorlry Panizo (Brasil) – 4h03min55s
2- Gonzalo Garrido (Chile) – mesmo tempo
3- Luis Felipe Laverde (Colômbia) – a 2 segundos
4- Carlos Julián Quintero (Colômbia) – a 1min15s
5- Luis Fernando Macías (México) – a 1min16s
6- Renato Seabra (Brasil) – a 1min16s

Categoría Sub-23

1- Gideoni Monteiro (Brasil) – 4h09min37 – ouro
2- Josue Moyano (Argentina) – a 2min41s – prata
3- Arnold Olavarria (Chile) – mesmo tempo – bronze
4- Uri Martins (México) – mesmo tempo
5- Pedro Amauri Palma (Chile) – mesmo tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário