terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Lance admite doping, diz jornal



Foto: Divulgação/OWNTV
Lance Armstrong, antigo heptacampeão do Tour de France (1999-2005) e um dos maiores nomes da história do ciclismo, admitiu pela primeira vez o uso de doping. Segundo o jornal "USA Today", o ex-ciclista, em entrevista à apresentadora Oprah Winfrey, não só confirmou o uso de substâncias ilegais ao longo de sua carreira como citou quem o ajudou a acobertar todo o esquema. A entrevista irá ao ar na próxima quinta-feira à noite no canal da apresentadora.

A entrevista foi gravada na última segunda-feira (14 de janeiro), em Austin, Texas, cidade do ex-ciclista. Antes, do encontro com Oprah, Lance já dava indícios que admitiria o doping. Segundo o jornal "Washington Post", o norte-americano fez, nos últimos dias, ligações a pessoas ligadas ao ciclismo como um esforço para preparará-los quanto à futura revelação.

Ainda na segunda-feira, ele foi até a Livestrong, fundação que criou para combater o câncer, e, em reunião com seus antigos funcionários, pediudesculpas pelos problemas causados por ele nos últimos meses.

Em agosto de 2012, a Usada(Agência Antidoping dos Estados Unidos) apresentou um documento com mais de mil páginas em que ligava o norte-americano ao "mais sofisticado esquema de doping da história do esporte". Com isso, a UCI (União Ciclística Internacional) decidiu baní-lo do esporte e retirou todos os seus títulos.

A decisão de Lance por revelar publicamente o esquema seria pelo interesse de Lance em voltar a competir em provas de triathlon e corrida. Como vários destes eventos são regidos por organizações que seguem o código da Wada (Agência Mundial Antidoping), segundo o qual ele está banido pelo resto da vida, sua participação está inviabilizada no momento. De acordo com o jornal "The New York Times", Travis Tygart, chefe executivo da Usada, teria se mostrado a favor de rever o banimento do ex-ciclista caso ele lhe revelasse nomes importantes ligados ao esquema de doping.

Armstrong, 41 anos, se defendeu das acusações de doping por quase uma década. Ao longo de sua carreira jamais foi pego no exame antidoping. Além de perder todos os seus títulos do Tour de France, Lance também viu todos os seus patrocinadores pessoais rescindirem seus contratos. Para finalizar, deixou a presidência da Livestrong, fundação de combate ao câncer criada por ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário