terça-feira, 5 de outubro de 2010

"Não se vence o Tour sem doping", diz Kohl

O ex-ciclista austríaco Bernhard Kohl, flagrado no exame antidoping do Tour de France 2008 quando terminou na terceira posição e vestiu a camisa branca de bolinhas vermelhas, declarou ser impossível vencer a competição sem o auxílio do doping.

“Nós do ciclismo sabemos que não é possível ganhar o Tour de France sem utilizar o doping. São três semanas, mais de três mil quilômetros e você sobe o equivalente ao Monte Everest quatro vezes. É algo impossível”, disparou Kohl, presente numa conferência antidoping nos Estados Unidos.

Além disso, o austríaco apontou semelhanças entre o doping de Floyd Landis, em 2006, e do espanhol Alberto Contador nesta temporada.

“Em ambos os casos eles estiveram com uma velocidade média de 40 km/h. Espero e torço para que, quem sabe, daqui 10 ou 15 anos possamos ter campeões no Tour de France que não façam o uso de substâncias proibidas.”

Bernhard Kohl acredita que muitas vezes o sistema torna-se falho e abre possibilidade para os “infratores”. “Passei por controles antidoping 200 vezes na carreira; em 100 delas tinha substâncias proibidas no meu corpo. Fui pego, mas nas outras 99 vezes não. Com a inclusão de novos sistemas, sugiro aos atletas que parem de se dopar”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário