segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Tour do Brasil / Volta Ciclística de São Paulo tem novo líder

São Carlos (SP) – A equipe de Pindamonhangaba segue dominando o Tour do Brasil / Volta Ciclística de São Paulo. Flávio Cardoso venceu a terceira etapa, num total de 178 quilômetros entre Bauru e São Carlos, em 4h23min00 e assumiu a liderança da principal prova de ciclismo de estrada do Brasil. Ao todo, 121 dos 129 atletas que largaram, superaram o tempo instável na região nesta segunda-feira, que começou com chuva em Bauru e terminou com calor em São Carlos. Esta terça-feira será intensa para os atletas : pela manhã disputarão uma prova de contra-relógio ainda em São Carlos e, à tarde, saem de Rio Claro com destino a Indaiatuba.



“Busquei o ataque a partir da primeira meta volante e depois consegui manter o ritmo até o final. Estou muito feliz, já que esta foi a minha primeira vitória no Tour e ainda me garantiu a camisa de líder”, declarou o baiano de Eunápolis, de 29 anos, que registrou uma média horária de 39,468 km/h e venceu os dois prêmios de montanha e uma meta volante (a outra ficou com Leonardo Lima, de Suzano).


O time de Pindamonhangaba assumiu também a liderança geral entre as equipes. Tem três atletas entre os cinco melhores da disputa: Edgardo Simon é o terceiro e Roberto Pinheiro ocupa o quinto lugar. Antes da vitória de Flávio Cardoso nesta segunda-feira, Pindamonhangaba garantira o primeiro lugar com Edgardo Simon na etapa inicial (Presidente Prudente a Assis) e Hector Figueiras na disputa seguinte (Marília a Bauru).

Edgardo Simon, capitão da equipe mostrou-se satisfeito pelo resultado de seu companheiro. “Estou muito feliz pela vitória do Flávio, mais até do que se eu mesmo tivesse vencido. Meu foco principal é o trabalho da equipe. Não estou preocupado com meu sucesso individual. As condições são as melhores possíveis e nosso momento é excelente”, declarou o atleta, terceiro colocado na etapa, logo atrás de Fábio Ribeiro, de Suzano.

“A etapa foi muito dura e tenho que agradecer a Deus por ter conseguido acompanhar o Flávio durante boa parte do percurso. A equipe toda está de parabéns e vamos lutar para fazer bonito até o final”, garantiu Fábio que escapou do pelotão, junto com Flávio Cardoso, pouco mais da metade do percurso. Os dois chegaram a São Carlos 59 segundos à frente de um pelotão com 59 atletas.

Dupla jornada nesta terça-feira – Os atletas do Tour do Brasil / Volta Ciclística de São Paulo terão dupla jornada nesta terça-feira. A partir de 6h30min no Parque Eco-Esportivo Damha, em frente à sede do Golf Club de São Carlos, será disputada a prova de contra-relógio.

Nesta fase, os ciclistas percorrem um circuito fechado de 14 quilômetros, com largadas a cada um minuto (os últimos dez atletas saem a cada dois minutos). Quem fizer o trajeto em menor tempo será o vencedor. O pior classificado até o momento sairá em primeiro e o líder, na classificação geral, será o último a entrar na prova.

Após o contra-relógio, a caravana viaja 70 quilômetros para Rio Claro, em trecho neutralizado, para a parte de estrada da etapa. A largada será na Praça Boa Morte às 13h30min, com destino à Indaiatuba, com previsão de chegada na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, às 16h30min.

O percurso, de 124.2 quilômetros, passará pelas rodovias Washington Luiz (SP 310), Bandeirantes (SP 348) e Professor Francisco Aguirre de Proença (SP 101). Santa Gertrudes, Cordeirópolis, Limeira, Santa Bárbara D’Oeste, Sumaré, Hortolândia e Monte Mor são as cidades que estão no trajeto.

Serão dois prêmios de montanha (kms 38,3 e 114,6 da etapa) e uma meta volante, no km 64.1 Rio Claro fica a 173 quilômetros da capital paulista e tem uma população de mais de 190 mil de habitantes. Indaiatuba tem 183 mil moradores e fica 90 quilômetros distante de São Paulo.

Dois atletas pegam carona ilegal e são eliminados – Oliver Hack, da equipe da Alemanha, e Edson Ponciano, da Seleção Paulista foram eliminados por atitude antidesportiva. Os atletas pegaram carona em carros de apoio, ato proibido pelo regulamento, e estão fora da competição. O clima instável na maior parte do percurso provocou várias quedas, sem gravidade. Mesmo assim, oito ciclistas desistiram da competição nesta etapa.

Equipe do Pará luta contra dificuldades e busca experiência – Com cinco ciclistas, a equipe do Pará luta contra adversidades para trilhar seu caminho no cenário nacional. Soberanos no Norte e Nordeste (os bons resultados na região garantiram o terceiro lugar no ranking brasileiro de estrada), os paraenses disputam o Tour do Brasil / Volta Ciclística de São Paulo, pela primeira vez, em busca de experiência.

“A competição tem um nível acima do que estamos acostumados. Viemos para conhecer a estrutura de um evento deste porte e esperamos estar mais fortalecidos para 2011″, analisou Gilson Souza, um dos atletas da equipe, que ainda conta com a presença de Lourismar Silva, Antonio Torquato, Ageu Ferreira, Deyvison Barbosa e Esley Baia.

O treinador Edílson Kramer conta alguns dos problemas de seu time, 19º colocado na classificação geral. “Estamos acostumados a pedalar em terreno plano em Belém. Aqui tem muitas subidas e descidas. Também não pudemos contar com quatro titulares, que trabalham durante o dia e não poderiam ficar ausentes por tanto tempo. Mas isso tudo é aprendizado e estamos satisfeitos de participar de um evento desta importância”.

Resultados da terceira etapa – Bauru a São Carlos – 173 km (média horária de 39.468 km/h)


Individual


1.Flávio Cardoso (Funvic/Marcondes Cesar/Pindamonhangaba) – 4h23min00s (13 s bonificação)


2.Fabio Ribeiro (Suzano/GTK/Ciclomania) – 4h23min08s (8 s bonificação)


3.Edgardo Simon (Funvic/Marcondes Cesar/Pindamonhangaba) – 4h23min59s (4 s bonificação)


4.Gonzalo Miranda (OGM/Chile) – mesmo tempo


5.Daniel Rogelin (São José dos Campos) – mt


6.Thiago Damasceno (São Francisco Saúde/KHS/Ribeirão Preto) – mt


7.Nicolas Frey (Jamis Sutter/EUA) – mt


8.Fabiano Mota (Memorial/Santos/Giant) – mt


9.Renato Ruiz (São Caetano/PZRacing/Kuruma) – mt (1 s bonificação)


10.Louis Crosby (Blackpeloton/Cicloravena/Nova Zelândia) – mt


Equipes


1.Funvic/Marcondes Cesar/Pindamonhangaba – 13h10min58s


2.Suzano/Ecus/TTK/Ciclomania/Protec – a 8 s


3.GRCE Memorial/Pref Santos/Giant – a 59 s


4.DataRo/Foz do Iguaçu – a 59 s


5.Avaí/FME Florianópolis/APGF – a 59 s


Metas Volantes


Primeira






1.Leonardo Lima (Suzano)


2.Jean Silva (Americana)


3.Renato Ruiz (São Caetano)


Segunda



1.Flávio Santos (Pindamonhangaba)


2.Fabio Ribeiro (Suzano)


3.Felipe Delai (Foz de Iguaçu)


Prêmios de Montanha


Primeiro



1.Flávio Santos (Pindamonhangaba)


2.Geraldo Xouza Jr. (Americana)


3.Leonardo Lima (Suzano)


Segundo


1.Flávio Santos (Pindamonhangaba)


2.Fabio Ribeiro (Suzano)


3.Felipe Delai (Foz de Iguaçu)


Classificação geral – após três etapas


Individual


1.Flávio Cardoso (Funvic/Marcondes Cesar/Pindamonhangaba) – 10h00min16s


2.Fabio Ribeiro (Suzano/GTK/Ciclomania) – a 16 segundos


3.Edgardo Simon (Funvic/Marcondes Cesar/Pindamonhangaba) – a 58 segundos


4.Gonzalo Miranda (OGM/Chile) – a 1min05s


5.Roberto Pinheiro (Funvic/Marcondes Cesar/Pindamonhangaba) – a 1min09s


6.Bruno Tabanez (São Lucas Saúde/Giant/Americana) – a 1min10s


7.Jean Silva (São Lucas Saúde/Giant/Americana) – a 1min13s


8.Antonio Nascimento (Memorial/ Santos/Giant)- a 1min14s


9.Renato Ruiz (São Caetano/PZRacing/Kuruma) – a 1min14s


10.Fabiano Mota (Memorial/Santos/Giant) – a 1min15s


Equipes


1.Funvic/Marcondes Cesar/Pindamonhangaba – 30h03min34s


2.Suzano/Ecus/TTK/Ciclomania/Protec – a 8 s


3.GRCE Memorial/Pref Santos/Giant – a 59 s

4.Jamis Sutter Home/EUA – a 59 s

5.São Lucas Saúde/Giant/Ciclo Ravena/UAC/Americana – a 59 s


6.Cesc São Caetano/PZ Racing/Kuruma/DKS – a 59 s

7.OGM/Chile – a 59 s

8.São José dos Campos – a 59 s

9.DataRo/Foz do Iguaçu – a 59 s

10.Seleção Paulista – a 59 s

Meta Volante

1.Edgardo Simon (Pindamonhangaba) – 23 pontos

2.Flávio Santos (Pindamonhangaba) – 20 pontos

3.Gonzalo Miranda (OGM/Chile) – 15

Prêmio de montanha

1.Flávio Santos (Pindamonhangaba) – 10 pontos

2.Antonio Nascimento (Santos) – 8 pontos


3.Louis Crosby (Nova Zelândia) – 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário