segunda-feira, 8 de abril de 2013

Três vezes Cancellara na Paris-Roubaix



Foto: Graham Watson
Fabian Cancellara segue fazendo história em 2013. Em grande forma, o ciclista da RadioShack venceu no último domingo, 7 de abril, pela terceira vez (2006, 2010 e 2013) a Paris-Roubaix, uma da clássicas monumentais do ciclismo. Com isso ele repete o feito de 2010, quando também venceu na sequência o Tour des Flandres e a Paris-Roubaix.

A vitória deste ano veio após um emocionante sprint entre Cancellara e Sep Vanmarcke (Blanco) no velódromo de Roubaix. Ao final da prova, o emocionado e extasiado suíço ficou deitado no gramado tentando se recompor após pedalar por 5h45min33s os 254,4 km da 'clássica dos paralelepípedos', o que resultou na segunda prova mais rápida em 111 edições. Niki Terpstra (Omega Pharma) foi o terceiro 31 segundo atrás.

"É incrível conseguir a terceira vitória. É sempre bom vencer sozinho, mas hoje foi uma luta até o final. Eu mal pude acreditar quando cruzei a linha de chegada", contou o campeão ao site "velonews".

Cancellara entrou na edição deste ano como principal favorito após com as ausência de Peter Sagan (Cannondale) e do lesionado Tom Boonen (Omega Pharma). Mesmo assim o suíço teve muita dificuldade para vencer sua sexta monumental (o ciclista também possui no currículo um título na Milano-Sanremo e dois Tour des Flandres).

Vanmarcke esteve desde o início entre os primeiros colocados. Cancellara vinha no segundo pelotão ao lado de Terpstra, Bernhard Eisel (Team Sky) e Lars Boom (Blanco). Mas o campeão logo se juntou aos líderes e manteve o ritmo forte, permanecendo ao lado de Vanmarcke até o final.

"Quanto mais nós nos aproximávamos do velódromo, mais eu acreditava na vitória. Mas Fabian foi forte. Eu deveria estar orgulhoso do que eu fiz... mas estou desapontado, extremamente desapontado. Eu cheguei tão perto!", disse o segundo colocado, que aos 24 anos conseguiu um dos maiores resultados de sua carreira.

O título deste ano coloca Cancellara no seleto grupo de sete ciclistas que venceram três vezes a Paris-Roubaix ficando a uma conquista dos recordistas Tom Boonen e Roger De Vlaeminck. Com a vitória o ciclista somou mais 100 pontos assumindo a ponta do ranking individual da UCI com 351 pontos. Peter Sagan, 312 pontos, e Richie Porte (Team Sky), com 200 vem na sequência. Entre as equipes a liderança é da Sky (536) seguido da RadioShack (466) e Katusha (400). O Pro Tour segue na próxima semana com a Amstel Gold Race, principal corrida de um dia da Holanda.

fonte: prologo

Nenhum comentário:

Postar um comentário