sexta-feira, 24 de julho de 2009

Manutenção

Pneu: Tubular vs. Clincher

A maioria dos ciclistas amadores nunca usou um pneu tubular. Aliás, aqui no Brasil mesmo as equipes profissionais estruturadas em geral usam pneus clincher – constatei isso na versão 2007 da Volta do Estado de São Paulo. No entanto pouco a pouco os pneus tubulares estão entrando, principalmente nas mãos dos triatletas de elite e ciclistas amadores que viajam muito para fora.

Nas provas de ciclismo profissional internacional só se usa pneus tubulares. As equipes mais estruturadas envelhecem estes pneus cerca de 6 anos numa condição bem especial com luminosidade, umidade e temperatura controlada. Os modelos mais modernos não possuem mais a câmara de ar, e usa-se um líquido selante para evitar a perda de ar nos casos de furos.

Em termos de rendimento existem várias vantagens de se usar o pneu tubular. No entanto a manutenção é mais trabalhosa, e no caso de rasgo ou furo que necessite da troca de pneu a operação é mais complicada.

O pneu tubular é montado numa roda própria (a não ser os modelos tubular clincher da TUFO), e o investimento é razoável. Não existe nenhuma roda para pneu tubular barata. Normalmente os fabricantes oferecem as versões tubulares apenas nos modelos mais sofisticados. Roda tubular é um equipamento essencialmente de competição ou para ocasiões especiais, e se você experimentar provavelmente vai se apaixonar.


As vantagens do pneu tubular

Se você tiver condições de poder ter um conjunto de rodas e pneus tubulares será um ciclista chique, e poderá usufruir de uma série de vantagens:
1- A estrutura do aro da roda tubular é mais simples do que da versão clincher. Isso se deve principalmente ao fato do pneu tubular ser colado (com adesivo ou fita dupla face especial para esse fim) na base da roda em vez de encaixar numa canaleta (um pneu clincher inflado a 145 psi chega a exercer uma pressão de cerca de 3,5 toneladas nas paredes laterais da roda). Consequentemente ela consegue ser mais leve. O pneu tubular bom também é leve, então mesmo contando com cerca de 15 a 20ml de líquido selante acaba sendo mais leve do que o conjunto de pneu clincher com câmara de ar. No geral você consegue reduzir cerca de 200g a 300g de peso (ou até mais) pelo conjunto das duas rodas com os pneus.
2- O pneu tubular agüenta muito mais pressão (exatamente porque não força a parede lateral da roda), e normalmente se roda com 140 a 170psi de pressão (existem modelos que podem ser infladas acima de 200 psi). Isso faz com que ele role bem mais fácil do que pneus clincher.
3- O pneu tubular é mais macio do que clincher. Note que um pneu clincher inflado forma na sua secção transversal um desenho de ferradura. Se você aplicar uma pressão no meio da ferradura a resistência à deformação será maior do que uma pressão aplicada sobre uma parede de uma secção circular (tubular). Além do mais o pneu clincher juntamente com a câmara de ar acaba formando uma parede bem mais grossa do que o do pneu tubular. Isso torna o pneu tubular mais macio e confortável, e você pode inflar cerca de 50% a mais do que um clincher para sentir mais ou menos o mesmo conforto.
4- A estabilidade e a dirigibilidade de uma bike com pneu tubular é um pouco superior àquela com pneu clincher. Isso se deve a forma mais natural de deformação lateral. Então você ganha um pouco mais de segurança principalmente nas curvas rápidas.
5- Se a dirigibilidade e o conforto são superiores você pode usar uma pressão mais alta no pneu. Com isso você diminui o atrito de arrasto em relação ao piso, então a bike desliza melhor e com menos esforço.
6- O pneu tubular com selante praticamente não perde a pressão com furos pequenos (como os de fiapinhos de arame de aço da lona de pneu de caminhão), e consegue vedar até rasguinhos de cerca de 2mm. Nos furos maiores e nos cortes pode haver uma perda de pressão até o selante fazer o trabalho e estabilizar o pneu, mas normalmente dá para continuar rodando sem ter que re-inflar.
7- Como o pneu tubular está colado na roda normalmente é seguro rodar mesmo que o pneu esteja murcho. Obviamente o arrasto e a trepidação vão ser grandes, mas se tiver que continuar andando é bem mais seguro do que fazer o mesmo com clincher murcho.


As desvantagens do pneu tubular

Nem tudo é uma maravilha com pneu tubular. O manejo é mais trabalhoso, e se tiver problema pode se complicar:
1- O custo de instalar um conjunto tubular na sua bike é considerável. Provavelmente você vai gastar pelo menos R$ 2.000,00 num par de rodas. Esse universo não tem limite. A Lew Racing lançou um modelo hiper duper de produção limitada de 12 pares a US$ 15.000,00 e esgotou rapidinho. Os modelos bem chiques giram em torno de US$ 5.000,00 (o par), e os mais comuns entre US$ 1.500,00a US$2.500,00 (preços nos Estados Unidos). Os pneus também são mais caros do que a maioria dos clincher, e aqui no Brasil pode ser difícil encontrar os melhores modelos.
2- Eu disse que a estabilidade do pneu tubular é superior ao clincher, mas tomem cuidado com um ponto: estou me referindo a uma comparação de pneus inflados com a mesma pressão. Se você inflar um pneu acima de 160 psi esteja ciente de que a área de contato com o asfalto estará muito reduzida (na verdade cada pneu tem uma pressão ideal de acordo com o peso do ciclista). Tem que se tomar muito cuidado com areia nas curvas e piso molhado. A freada também pode ficar mais nervosa, pois fica mais fácil travar a roda traseira. Então treine um pouco a técnica de freada antes de jogar a pressão lá pra cima.
3- Pensar num selante que repara os furos soa uma beleza, mas se provocar um furo maior ou corte no pneu o líquido pode espirrar (spray) por algumas voltas antes de selar. E se isso acontecer pode ser que algumas partes do quadro da sua bike fique toda melecada, e se deixar endurecer é difícil limpar tudo.
4- Na hora de colar o pneu tem que tomar cuidado para deixar o mais alinhado possível, o que pode não ser muito fácil para uma pessoa sem prática.
5- Você precisa de uma boa bomba para inflar o pneu com pressão acima de 150 psi.
6- Se por algum azar o pneu vazar, a troca de pneu para uma pessoa não acostumada pode ser complicada.
7- Apesar do selante normalmente resolver a questão dos furos, a chance de estragar um pneu tubular rodando no asfalto sujo é consideravelmente maior do que utilizando clincher. Isso por que os tubulares normalmente têm paredes bastante finas, e podem sofrer danos por corte com relativa facilidade (muito cuidado com cacos de vidro).


O meio termo

Tubular Clincher da TUFO pode ser uma boa opção para pessoas que gostariam de rodar num tubular sem fazer investimento muito elevado. Este fabricante da República Checa produz pneu tubular que pode ser encaixado no aro clincher.

Evidentemente nesta opção você não aproveita a redução de peso da roda, mas no mais é basicamente um sistema tubular. Mesmo a pressão do pneu você não precisa seguir a limitação do fabricante do aro (normalmente entre120 a 140 psi), estes pneus não forçam as paredes laterais.

A retirada e a instalação do pneu caso tenha que trocar é bem simples e rápida. É bom treinar um pouco, mas dependendo da roda pode ser mais rápido que trocar a câmara de ar de um pneu clincher. O pneu possui duas linhas de sulcos onde encaixam as bordas da roda, então o alinhamento não será problema.

Talvez seja esta a melhor opção para quem quer experimentar rodar num tubular, antes de fazer um investimento elevado em rodas próprias.

A bomba

Você tem que ter uma bomba boa para inflar um pneu a mais de 150psi. Se for adquirir uma bomba para esse fim escolha um modelo de pé (não é portátil, tipo que trabalha apoiada no chão, e possui um medidor de pressão) e verifique algumas coisas muito importantes:

1- Algumas bombas de pé, normalmente as mais simples, foram basicamente fabricadas para encher pneus clincher. Estas em geral estão dimensionadas para máximo de pressão em torno de 120psi. Se você forçar uma desta categoria inflando pneu tubular pode ser que acabe quebrando a haste ou outra peça qualquer.
2- Verifique a qualidade da peça de conexão do bico. Se esta não for de boa qualidade possivelmente acabará escapando do bico quando a pressão estiver mais alta.
3- Para sair para estrada é bom estar munido de cartucho de CO2 caso tenha problemas. Se for levar bomba escolha um modelo parrudo (evite os modelos super compactos). Normalmente a pressão mínima recomendada de um pneu tubular é acima de 100psi.


A vida útil

A vida útil de um pneu tubular especificada pelos fabricantes é bastante elevada, sendo muito próxima ou até igual a dos pneu Clincher (pode chegar a 3000km). Mas fiquem cientes de que o asfalto do Brasil tende a ser mais sujo do que o que vemos nos países da Europa e Estados Unidos, e é bem possível que o pneu vai acabar sofrendo algum dano mecânico (corte, rasgo ou furo grande) antes de se desgastar completamente.


Um erro freqüente

Aqui no Brasil muitos mecânicos – e consequentemente oficinas – utilizam cola de sapateiro com solvente à base de derivados de petróleo para pneu tubular, e esse é um procedimento não recomendado para rodas de carbono. A fibra de carbono não deve entrar em contato com nenhum solvente derivado de petróleo (por isso não se deve limpar os quadros de carbono com querosene). Deve-se usar sempre um adesivo ou fita dupla-face próprio para esse fim.

O produto ideal para limpar o resíduo de cola das rodas é o Goof Off, pois é muito eficiente. Deve-se tomar um pouco de cuidado no manuseio desse produto, pois o solvente (Methyl-Ethyl-Ketone) é super volátil. Leia bem as instruções de uso e opere apenas em locais bem ventilados.


Macete para rodar bem

Independentemente de se estar usando adesivo ou fita dupla face, tome cuidado para não pressionar o pneu contra roda assim que instalar o pneu. Se você pressionar e acabar colando bem não vai mais conseguir alinhar-lo.

Primeiro infle o pneu apenas para deixá-lo armado (em torno de 10PSI ou pouco mais). Então monte a roda na bike e gire, idealmente utilizando bike stand, mas pode pendurar ou mesmo armar a bike de ponta-cabeça apoiando no selim e no guidão.

Fazendo isso e olhando o pneu de frente você vai poder observar os desvios que devem ser corrigidos. Depois de alinhado, basta encher bem o pneu para que este fique na posição.

Note que o alinhamento é muito importante para se ter uma rolagem suave e perfeita. Além do mais não tem sentido investir um bom dinheiro em rodas sofisticadas para andar com pneus desalinhados, pois vai acabar perdendo uma boa parte das vantagens do tubular.

Quando for rodar é normal que o pneu dê um “saltinho” na posição do bico. Essa irregularidade vai desaparecer em alguns kms. Não arrepie nas curvas logo de cara, pois a colagem do pneu pode não estar completa, e o adesivo pode não estar curado totalmente. Se você vai instalar pneu tubular para uma competição faça isso com antecedência, e rode um pouco antes de ir para a prova.


Curiosidade

Existe também pneu tubular para mountainbike. O seu uso é muito pouco comum. Mesmo a elite mundial de atletas profissionais em geral não empregam este tipo de pneu. O veterano suíço Thomas Frischknecht é um dos que tem utilizado pneu tubular em provas de MTB. Atualmente os pneu tubular de MTB são vendidos apenas em poucas lojas bem conceituadas da Europa e América do Norte, mas está começando a popularizar mesmo entre os amadores aficionados. Pelo menos a Vittoria e o TUFO oferecem pneu tubular de MTB no mercado.
Texto: Makoto Ishibe - Agosto de 2008

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