sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Contador solta o verbo


Contador comenta sobre o ciclismo de forma geral
Por Fernando Bittencourt

Alberto Contador (Saxo Bank) se prepara para a próxima temporada, em meio a um cenário ciclístico bastante movimentado com o final de 2011. O espanhol, em um chat no site do jornal “El Mundo”, fala sobre fusões, contratações, rumores e principalmente planejamento, que em 2012 sofrerá bruscas mudanças em seu calendário.

A princípio, o ciclista já tem tudo programado para 2012. “Meu início de temporada será com provas como a Tirreno-Adriático, Catalunha e País Basco. Então disputarei a Critérium du Dauphiné e a minha principal meta, o Tour de France. Quanto a Vuelta a España, ainda pensarei, mas admito que há a possibilidade de disputá-la”, disse Contador, que deixará a Paris-Nice, prova que conquistou em 2007 e 2010.

“El Pistolero”, como é conhecido, afirmou que, pensando no Tour de France, seria válido para a Saxo Bank pensar em algumas contratações com o objetivo de trabalhar para o tricampeão da prova nas altas montanhas. O nome cogitado para a equipe, no entanto, não tem o perfil adequado, apesar de ser forte. Fabian Cancellara (Leopard-Trek) estaria insatisfeito em seu time, após a fusão com a RadioShack e rumores colocam o suíço na equipe dinamarquesa. “É um grande ciclista e reforçaria muito nossa esquadra, mas não é o perfil desejado para suprir nossas necessidades primordiais”, disse Alberto.

Ainda comentando sobre o Tour, o atleta afirmou que pretende disputá-la pelos próximos cinco ou seis anos, além de dizer que Andy Schleck tem grandes chances de conquistar o título da prova, apesar de contar com limitações nas provas de contrarrelógio, o que reduz muito suas chances na competição. Para o integrante da Saxo Bank, o luxemburguês era franco favorito para a grande volta deste ano, com uma equipe muito forte, mas hesitou e acabou sucumbindo perante Cadel Evans, que se mostrou um ciclista regular e superior durante toda a prova. “Houve um ciclista que estava melhor do que todos e foi um justo vencedor. Quando se tem um time potente, o líder tem de rematar”, comentou.

Quando questionado sobre a grandeza da Espanha no ciclismo, o bicampeão do Giro d’Italia elogiou Miguel Indurain, classificando-o como o maior espanhol de todos os tempos, além de enaltecer o belo trabalho realizado por Juan Jose Cobo, campeão da Vuelta a España de forma ‘espetacular’. Além disso, Contador comentou sobre sua rotina de treinos – quatro horas diárias de pedal –, além de reiterar que não participará do Giro de 2012, embora ache que a prova seja a mais bonita das três grandes e seja presença confirmada para a apresentação do evento, no dia 16 de outubro em Milão.

O ciclista ainda abordou um dos temas mais presentes no meio esportivo: o doping. “Creio que as coisas estejam mudando de uns cinco ou seis anos para cá. A mentalidade dos ciclistas melhorou muito e não é de hoje. Toda essa história envolvendo meu nome me fez parar de comer vitela, por exemplo, para evitar problemas”, disse.

Por fim, Contador disse não manter contato com Lance Armstrong desde o Tour de France de 2009, apesar afirmar não ter nenhum tipo de desentendimento com o heptacampeão do Tour e diz que falta investimento no ciclismo. “Mudaria muitas coisas no ciclismo, mas principalmente a forma de vender o esporte. Se alguém se dispuser a trabalhar para isso, é possível tornar este esporte muito grande”, finalizou Contador.


Fonte: Prologo

Nenhum comentário:

Postar um comentário