terça-feira, 6 de setembro de 2011

Final inusitado em Haro

Depois do segundo dia de descanso após a escalada do Angliru, o pelotão voltou a ativa na Vuelta a España – um percurso de 203.5 km entre Villa Romana La Olmeda (Palencia) – Haro na 16ª etapa, que teve um final tumultuado e a vitória de um azarão: JJ Haedo (Saxo Bank).

Nos últimos quilômetros, Leopard Trek, Garmin-Cervélo e HTC-Highroad ditaram o ritmo à frente do pelotão, buscando criar oportunidades para Daniele Bennati, Hausller e Degenkolb diante do favoritismo de Peter Sagan (Liquigas). Com duas vitórias na Vuelta 2011, o ciclista eslovaco era o mais cotado para a vitória, ainda mais com os inúmeros abandonos dos sprinters durante a competição.

Sem gregários, Sagan marcou Bennati, com Alessandro Petacchi (Lampre) em sua roda, porém, uma rotatória mal sinalizada a menos de um quilômetro da meta provocou u equivoco do ciclista da Liquigas, que reagiu instintivamente ao movimento de um ciclista da Garmin. Com a chegada após a curva do lado esquerdo, alguns ciclistas acabaram saindo para a direita.

A confusão provocou uma quebra e desaceleração no grupo e abriu a lacuna para um vitória de sorte do argentino JJ Haedo, que cruzou a linha de chegada à frente de Petacchi e Bennati, que sequer ameaçaram o sul-americano, que conquistou a primeira vitória do time de Bjarne Riss na prova.

Líder da competição, Juan Jose Cobo (Geox) terminou na décima posição. Com a bonificação, ele ampliou sua vantagem para Chris Froome e Bradley Wiggins, ambos da Sky. O queniano tem uma desvantagem de 22 segundos, enquanto Wiggis viu a diferença ampliar para 51 segundos.

Também líder, mas na classificação por pontos, Joaquim Rodriguez (Katusha) acabou envolvido em uma queda no pelotão. O espanhol terminou a etapa com um atraso de onze minutos em relação a Haedo e não sabe se permanece na competição com escoriações no corpo. O principal incômodo é no braço esquerdo. Depois da meta, ele foi encaminhado ao hospital para realizar exames
detalhados.

Nesta quarta-feira acontece a última etapa de montanha da Vuelta a España 2011, um percurso de 2011 – o mais longo da prova – com encerramento em Peña Cabarga. Com trechos de 16% de inclinação na subida final, as coisas podem mudar na classificação geral, mas por enquanto Cobo veste a roja.

Classificação etapa
1 Juan José Haedo (Arg) Saxo Bank Sungard 4:41:56
2 Alessandro Petacchi (Ita) Lampre - ISD
3 Daniele Bennati (Ita) Leopard Trek
4 Vicente Reynes Mimo (Spa) Omega Pharma-Lotto
5 Leigh Howard (Aus) HTC-Highroad 0:00:02
6 Koen De Kort (Ned) Skil - Shimano
7 Lloyd Mondory (Fra) AG2R La Mondiale
8 Nikolas Maes (Bel) Quickstep Cycling Team
9 Christopher Sutton (Aus) Sky Procycling
10 Juan Jose Cobo Acebo (Spa) Geox-TMC

Classificação geral
1 Juan Jose Cobo Acebo (Spa) Geox-TMC 64:39:14
2 Christopher Froome (GBr) Sky Procycling 0:00:20
3 Bradley Wiggins (GBr) Sky Procycling 0:00:51
4 Bauke Mollema (Ned) Rabobank Cycling Team 0:01:41
5 Maxime Monfort (Bel) Leopard Trek 0:02:42
6 Denis Menchov (Rus) Geox-TMC 0:03:06
7 Jakob Fuglsang (Den) Leopard Trek 0:03:08
8 Vincenzo Nibali (Ita) Liquigas-Cannondale 0:03:49
9 Jurgen Van Den Broeck (Bel) Omega Pharma-Lotto 0:04:03
10 Wout Poels (Ned) Vacansoleil-DCM Pro Cycling Team 0:04:18

Fonte: Prologo

Nenhum comentário:

Postar um comentário