segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Postura de campeão

Se o duelo antes da largada da 15ª etapa era entre Bradley Wiggins (Sky) e Vincenzo Nibali (Liquigas), o topo do mítico Angliru revelou que Juan Jose Cobo (Geox-TMC) é o ciclista a ser batido. Algo que parece impossível com apenas uma etapa terminando em subida das seis que restam para decretar o final da Vuelta a España 2011.

Segundo colocado em La Farrapona – atrás apenas de Rein Taaramae – Cobo voltou a atacar nas montanhas. Dessa vez na etapa-rainha da Vuelta. O espanhol chegou à competição com status de gregário dos renomados Denis Menchov e Carlos Sastre, mas mostrou desde o começo da edição 2011 ser o melhor nome do time italiano nos estágios de montanha.

Cobo, que já havia dado um salto na classificação geral ao pular de oitavo para quarto colocado na 14ª etapa, comprovou sua excelente performance nos momentos decisivos da prova. Ele lançou um ataque a cerca de 5 km da meta. Buscou Igor Antón (Euskaltel), que estava em uma tentativa de fuga, e não foi acompanhado por nenhum dos favoritos.

No pelotão, Vincenzo Nibali (Liquigas) e Fredrik Kessiakoff (Astana) deram adeus as chances de título com o forte ritmo do pelotão na metade do Angliru, com média de 10% de inclinação e picos de 23.5%. Enquanto isso, Chris Froome (Sky) trabalhava para Wiggins. O ritmo do queniano quebrou o grupo elite.

Com Jose Cobo na fuga, Froome, Wiggins, Joaquim Rodriguez (Katusha), Daniel Martin (Garmin), Wout Poels (Vacansoleil) e Denis Menchov (Geox) protagonizaram o grupo de perseguição. Bauke Mollema (Rabobank) e Jurgen Van den Broeck (Omega Pharma) vinham em um segundo bloco, enquanto Nibali lutava para encontrar um ritmo que o fizesse perder o menor tempo possível.

Escapado, o ciclista da Geox ampliava a vantagem sobre os perseguidores. No último quilômetro, Cobo conseguia impressionantes 50 segundos de diferença para Froome, Menchov e Poels. Desgastado pelo esforço feito no dia anterior, em La Farrapona, Wiggins passou a andar junto com Antón. Sem pernas, o britânico procurava sobreviver na luta pela camisola roja.

Depois de 4h00min56s, um sorridente Jose Cobo cruzou a meta no topo do Angliru para celebrar um importante triunfo para a Geox e vestir a camisa vermelha. Um prêmio para o experiente e combativo espanhol, que tem 20 segundos de vantagem sobre Froome e 46 segundos sobre Wiggins. Nibali, que encerrou a etapa com 2min36s de atraso, manteve a sétima posição no geral, mas deu adeus as chances do bicampeonato.

Class. Etapa
1 Juan Jose Cobo Acebo (Spa) Geox-TMC 4:01:56
2 Wout Poels (Ned) Vacansoleil-DCM Pro Cycling Team 0:00:48
3 Denis Menchov (Rus) Geox-TMC
4 Christopher Froome (GBr) Sky Procycling
5 Bradley Wiggins (GBr) Sky Procycling 0:01:21
6 Igor Anton Hernandez (Spa) Euskaltel-Euskadi
7 Joaquin Rodriguez Oliver (Spa) Katusha Team 0:01:35
8 Maxime Monfort (Bel) Leopard Trek
9 Bauke Mollema (Ned) Rabobank Cycling Team
10 Sergey Lagutin (Uzb) Vacansoleil-DCM Pro Cycling Team

Class. Geral
1 Juan Jose Cobo Acebo (Spa) Geox-TMC 59:57:16
2 Christopher Froome (GBr) Sky Procycling 0:00:20
3 Bradley Wiggins (GBr) Sky Procycling 0:00:46
4 Bauke Mollema (Ned) Rabobank Cycling Team 0:01:36
5 Maxime Monfort (Bel) Leopard Trek 0:02:37
6 Denis Menchov (Rus) Geox-TMC 0:03:01
7 Jakob Fuglsang (Den) Leopard Trek 0:03:06
8 Vincenzo Nibali (Ita) Liquigas-Cannondale 0:03:27
9 Jurgen Van Den Broeck (Bel) Omega Pharma-Lotto 0:03:58
10 Wout Poels (Ned) Vacansoleil-DCM Pro Cycling Team 0:04:13

Nenhum comentário:

Postar um comentário