quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Equipe Scott fecha as portas

Por Leandro Bittar


É o fim da equipe Scott/Marcondes César/São José dos Campos. Depois de 13 anos de história e mais de 1000 vitórias o time encerra suas atividades justamente quando voava mais alto, competindo o ranking ProContinental. O anúncio foi feito pelo próprio Carlinhos ao portal de notícias Vnews.

Segundo o site do Vale do Paraíba, um comunicado do diretor técnico e fundador da esquada joseense sepultou o vitorioso ciclo da equipe que dominou o ciclismo nacional na última década.

“A arrecadação ficou menor que a despesa. Os patrocinadores se cansaram. E a prefeitura não segurou as pontas”, explicou José Carlos Monteiro, em entrevista exclusiva ao portal.

A dívida da equipe, segundo José Carlos, seria de 5 meses de salários atrasados. Por causa disso os atletas ameaçaram não disputar os Jogos Regionais deste ano, quando os joseenses foram campeões, em Taubaté.

Em 2010 a equipe também foi campeã brasileira, em São Carlos. E disputaria ainda nesta temporada competições como a Volta Ciclística do Estado de São Paulo, além dos Jogos Abertos do Interior. Disputaria... porque a partir de hoje São José, cidade referência no ciclismo mundial, está sem uma equipe própria.

“Em 13 anos chegamos ao topo. Viramos referência. Vencemos de tudo. Pan-Americano, Sul-Americano, Regional, Estadual, Nacional, somos bicampeões mundiais (para-olímpicos). O que não entendo é ver a prefeitura jogar tudo isso fora. Ela deveria segurar a equipe, pelo menos, até o fim do ano. Eu me senti traído. São José deixou seus campeões na mão. Eu não ligo de sair, pode me dispensar. Mas e os atletas? Representaram a cidade com honra e estão sendo dispensado”, lamentou o diretor.

Carlinhos também comentou o assédio da equipe de Pindamonhangaba, que - como já mostramos no Prólogo nos últimos dias - foi favorecido com a crise do rival e amealhou grandes nomes para o time, como Nilceu Santos (chamado de ‘The Flash’) e Magno Prado Nazaret.

“Pinda está pegando tudo que São José plantou nos últimos anos. Eles estão aproveitando uma ótima oportunidade, com atletas prontos e vitoriosos. Estão com uma estrutura fortíssima no esporte, não só em ciclismo. É a grande potência do Vale do Paraíba, porque São José está jogando tudo pelo ralo”, comentou o ex-técnico do São José.

A prefeitura de São José dos Campos, por sua vez, questionou os gastos do time. “A equipe Scott/Marcondes César foi parceira da prefeitura por 13 anos. E com muito sucesso. Mas a dívida que a equipe acumulou é grande. Aí você não consegue atrair mais investidores da iniciativa privada. E não seria justo o munícipe de São José pagar uma conta de outros patrocinadores. Nós entendemos a importância da equipe para a cidade. Mas não podemos arcar sozinhos com essas lacunas”, justificou Sérgio Francisco Theodoro, secretário de Esportes.

A prefeitura, porém, não vai abandonar o esporte. “Acertamos o nosso compromisso com a equipe Scott/Marcondes César. O combinado foi pago. Agora nós vamos começar uma mobilização, pensando em um novo time. Vamos tentar buscar patrocinadores e começar de novo. Pra começar um novo ciclo você precisa encerrar um. Encerramos um ciclo de sucesso. E vamos montar uma equipe competitiva, olhando mais para as categorias de base. Vamos investir nos futuros ciclistas joseenses“, completou Theodoro.

Fonte: Prologo

Nenhum comentário:

Postar um comentário