quinta-feira, 19 de julho de 2012

Alejandro Valverde: triunfo em Peyragudes



Por Tadeu Matsunaga

Depois de dois anos de suspensão e um retorno positivo na temporada 2012, Alejandro Valverde (Movistar) chegou ao Tour de France como líder da equipe e com a expectativa de fazer um bom papel na competição. Apesar de não conseguir lutar pelos primeiros lugares no geral (seu melhor resultado foi um 6º lugar em 2007), Valverde conquistou a vitória na 17ª etapa da prova – um percurso de 143 km entre Luchon e Peyragudes - honrando sua volta a maior prova do ciclismo mundial.

Valverde fez parte de uma fuga logo no começo do estágio e foi o único remanescente do grupo de escapados. O espanhol atacou a 35 km da meta, ainda na subida do Port de Balés, deixando seu companheiro de equipe, Rui Costa, para trás e manteve o ritmo na montanha final, com média de 6% de inclinação, para celebrar o triunfo para a Movistar.

Entre os favoritos, novamente, a dupla da Sky – Bradley Wiggins e Chris Froome – destoou dos adversários e deixou em evidência que a dobradinha do time britânico no pódio está próxima. Nos últimos quilômetros da subida final, o pelotão apresentou inúmeras quebras, com menos de dez ciclistas seguindo no grupo do camisa amarela, mas Wiggo e Froome superaram os rivais e chegaram sozinhos a meta em Peyragudes para garantir a segunda e terceira posições, respectivamente, no dia.

Na sequência, Thibaut Pinot (FdJ),Jurgen Van den Broeck (Lotto), Pierre Rolland (Europcar) e Vincenzo Nibali – o último com um pequeno atraso – completaram a etapa, que não teve mudança nas quatro primeiras colocações no geral. Tejay Van Garderen (BMC), melhor jovem da competição, mostrou que pode ser um novo nome para os Estados Unidos em grandes voltas e assumiu a 5ª posição no geral, ficando mais uma vez à frente de Cadel Evans.

O australiano, que enfrentou dificuldades em todas as etapas de montanha, reviveu a tônica dos dias anteriores e sobrou na metade da última montanha do dia; ainda assim se manteve entre os top 10 no geral.

Thomas Voeckler, após a vitória na etapa desta quarta-feira, esteve na fuga junto com Fredrik Kessiakoff. O francês ampliou sua vantagem para onze pontos no duelo pela camisa branca de bolinhas e deve ter a honra de vestir a “maglia” em Paris.

Etapa 
1 Alejandro Valverde Belmonte (ESP) Movistar 4:12:11
2 Christopher Froome (GBR) Sky 0:00:19
3 Bradley Wiggins (GBR) Sky
4 Thibaut Pinot (FRA) FDJ-Big Mat 0:00:22
5 Pierre Rolland (FRA) Europcar 0:00:26
6 Jurgen Van Den Broeck (BEL) Lotto Belisol Equipe
7 Vincenzo Nibali (ITA) Liquigas-Cannondale 0:00:37
8 Tejay Van Garderen (EUA) BMC Racing 0:00:54
9 Christopher Horner (EUA) RadioShack-Nissan 0:01:02
10 Daniel Martin (IRL) Garmin - Sharp 0:01:11 




Nenhum comentário:

Postar um comentário