terça-feira, 3 de julho de 2012

GP São Paulo: Mudanças técnicas tornarão prova mais equilibrada


São Paulo (SP), 02/07/12- A edição de estreia do GP São Paulo Internacional de Ciclismo 2012 promete dar um novo ritmo. A disputa, que este ano substitui a tradicional Prova 9 de Julho, na próxima segunda-feira, será no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, mas com algumas novidades em relação às provas anteriores. A principal delas é o posicionamento de largada e chegada, passado da costumeira reta dos boxes para a subida da Curva do Laranjinha. Com isso, espera-se uma competição diferente, com estratégias distintas e possibilidade de vitória de outros atletas e não somente dos velocistas.

Prova terá novo local de largada e chegada – Foto: Ivan Storti
A programação do evento começará com a Elite feminino, com cinco voltas, seguida pela masculino e Sub 23, com 20 voltas (86 km). A entrada será franca. As inscrições seguem abertas até o dia 6 de julho, ou até que os números limites sejam atingidos, no site oficial, www.fpcicismo.org.br. A taxa simbólica é a doção de 1 kg de alimento não perecível, que será entregue a instituições de caridade. A doação deverá ser entregue no dia da retirada do kit, no Parque das Bicicletas.
“Essa mudança de local de largada e chegada deverá alterar muita coisa. Mesmo porque as equipes se prepararão para a chegada depois de uma descida forte, a Reta Oposta. Ou seja, muda tudo o que já tinha sido feito. Será, sem dúvida, uma chegada bem mais rápida que as anteriores”, explica Gilson Alvaristo, diretor técnico da Federação Paulista de Ciclismo, organizadora e coordenadora do evento.
Ex-ciclista, Gilson ainda destaca que a novidade abrirá chance para outros vencedores.”Com essa nova dinâmica, qualquer atleta pode vencer. Tudo vai depender do momento de cada equipe, que deverá iniciar os trabalhos para a chegada logo depois do início da última volta, deixando a definição para a Reta Oposta. Mas com todo mundo embalado, a definição do vencedor fica ainda mais incerta. Quem ganhará com isso será o público presente”, encerra.
O GP São Paulo Internacional de Ciclismo 2012 terá prova em diversas categorias, sendo um verdadeiro festival da modalidade no dia 9 de Julho, data da comemoração da Revolução Constitucionalista de 1932. Trata-se também da chance para ciclistas de todas as categorias de participarem de um grande evento, onde estão os melhores do país.

Programação

A programação oficial começa no dia 7 de julho, sábado, com os treinos livres em Interlagos, a partir das 16h, somente para ciclistas devidamente uniformizados. O acesso será feito pelo portão 7. No domingo, dia 8, será a vez da retirada de kits (números, chip e camiseta), das 8h às 16h, no Parque das Bicicletas, na Avenida Iraé, 35, esquina com Av. Indianópolis – Bairro de Moema (o acesso ao local de retirada do kit será somente de bike ou a pé).
No dia 9 de julho, segunda-feira, feriado em São Paulo, a programação terá início às 8h, com a concentração, ficando o início da competição para as 9h. A sequência de provas é a seguinte: 1ª Bateria – 9h, Elite feminina/Júnior feminino (Largam juntas, classificação separada) = 5 voltas – 21.5km; Máster 1 e 2 (Largam juntos, classificação separada ) = 8 voltas – 34.4km; 2ª Bateria – 10h15, Elite / Sub 23 masc. = 20 voltas – 86.0km; 3ª Bateria – 12h30, Junior masc.= 8 voltas – 34.4km; MTB masc. = 4 voltas – 17.2km; Open Juvenil fem. = 3 voltas = 12.9km; 4ª Bateria – 13h45, Open Sênior masculino = 15 voltas – 64,5km; Open juvenil masculino = 5 voltas = 21.5km; 5ª Bateria – 15h30, Open Speed masculino = 15 voltas – 64.5km
O GP São Paulo Internacional de Ciclismo 2012 é uma realização e coordenação da Federação Paulista de Ciclismo. O apoio é da Prefeitura de São Paulo e do Governo do Estado de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário