terça-feira, 21 de agosto de 2012

Emoção não faltou



Por Tadeu Matsunaga

A primeira etapa de montanha da Vuelta a España já comprovou o que muitos esperavam, com uma exibição de luxo de Alberto Contador (Saxo Bank) apesar do espanhol não ter conquistado a vitória que, ainda assim, ficou nas mãos do seu compatriota Alejandro Valverde (Movistar). Com o resultado, Valverde assegurou mais um triunfo para o time de Eusebio Unzue e assumiu a liderança na classificação geral. Outros que se destacaram foram Joaquim Rodriguez (Katusha) e Chris Froome (Sky).

O ponto negativo ficou com o atual campeão da prova, Juan Jose Cobo. Ele, que já tinha afirmado não estar na melhor das suas condições, não resistiu ao ritmo imposto pelos favoritos na subida em Arrate, com 5,5 km de extensão e 7.8% de inclinação média. Outros que também decepcionaram e praticamente deram adeus às chances de título foram Jurgen Van den Broeck, Thomas de Gendt e Denis Menchov.

Uma fuga com oito ciclistas predominou na maior parte da prova, mas os escapados sempre tiveram uma diferença controlada pelo pelotão, que foi liderado na maior parte do tempo pela Movistar, que defendia a camisa vermelha de Jonathan Castroviejo e também buscava o sucesso de Valverde.

No começo da última montanha do dia os fugitivos acabaram neutralizados e logo o bloco principal se mostrava bastante seleto, com cerca de 20 ciclistas. Tendo em conta que a escalada era de 5.5 km, a expectativa era para que os ataques demorassem a acontecer, porém, o sedento Contador corroborou com o que dele se esperava. Protagonizou inúmeros ataques e quebrou o pelotão principal.

Não bastasse um único ataque, “El Pistoleiro” mostrou que não sentiu a falta de ritmo após os oito meses longe do ciclismo. Apesar das diversas tentativas, sempre foi marcado de perto pelos compatriotas Rodriguez e Valverde. Froome, que em alguns momentos chegou a sobrar um pouco, também reforçou seu grande momento e completou o quarteto que destoou dos demais em Arrate.

Purito Rodriguez atacou a 400 metros do final, já que os últimos 500 metros eram marcados por um terreno plano. Considerado, dos quatro, o com maior “punch” no plano, a vitória parecia nas mãos do ciclista da Katusha, vice-campeão do Giro, mas um polivalente Valverde surpreendeu e superou Rodriguez quase que sobre a linha. A liderança mudou de nome, mas não de equipe. Mais uma vitória para a Movistar. De quebra, um gosto de quero mais para a etapa desta terça-feira que terá mais um final na montanha.

Fato é que as expectativas foram comprovadas. Contador, Froome e Rodriguez irão lutar pela camisa vermelha. Mesmo com as dúvidas pairando sobre a resistência de Valverde, um campeão jamais pode ser colocado de lado. Bom para a Vuelta a España 2012 que, mesmo na ausência de Andy Schleck, parece estar com um enredo bem escrito para ser uma das edições mais festejadas da história da prova.

Etapa 
1 Alejandro Valverde (ESP) Movistar Team 3:49:37
2 Joaquin Rodriguez (ESP) Katusha Team
3 Christopher Froome (GBR) Sky
4 Alberto Contador Velasco (ESP) Saxo Bank
5 Daniel Moreno Fernandez (ESP) Katusha Team 0:00:06
6 Bauke Mollema (HOL) Rabobank Cycling Team
7 Eros Capecchi (ITA) Liquigas-Cannondale
8 Benat Intxausti Elorriaga (ESP) Movistar Team
9 Andrew Talansky (EUA) Garmin - Sharp
10 Robert Gesink (HOL) Rabobank Cycling Team

Geral 
1 Alejandro Valverde (ESP) Movistar Team 8:46:56
2 Benat Intxausti Elorriaga (ESP) Movistar Team 0:00:18
3 Joaquin Rodriguez (ESP) Katusha Team 0:00:19
4 Christopher Froome (GBR) Sky 0:00:20
5 Alberto Contador (ESP) Saxo Bank 0:00:24
6 Bauke Mollema (HOL) Rabobank Cycling Team 0:00:28
7 Robert Gesink (HOL) Rabobank Cycling Team
8 Rigoberto Uran Uran (COL) Sky Procycling 0:00:30
9 Daniel Moreno (ESP) Katusha Team 0:00:33
10 Igor Anton (ESP) Euskaltel - Euskadi 0:00:46 

Nenhum comentário:

Postar um comentário