quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Rodriguez dá seu recado em Rapitán



Rodriguez ataca para a vitória
Por Tadeu Matsunaga

Joaquim Rodriguez (Katusha) confirmou as expectativas e conquistou sua primeira vitória na Vuelta a España 2012. Vice-campeão do Giro d’Italia, Purito atacou a 300 metros da meta na subida em Rapitán e assegurou não apenas o triunfo, como o defendeu sua liderança na classificação geral.

Rodriguez superou o britânico Chris Froome. Os dois conseguiram sobressair de um grupo que tinha Alejandro Valverde, Alberto Contador, Eros Capecchi e Rigoberto Uran. No final, o espanhol cruzou a meta com sete segundos de vantagem para Froome. Já Valverde, com 10s de atraso, e Alberto Contador, com 18s de perda, parecem ter sentido as dificuldades pelo ritmo imposto pela Sky, assim como pela alta temperatura – média de 37ºC.

Com duas subidas de categoria 3 nos últimos 20 quilômetros da etapa, uma fuga com cinco atletas - Martijn Maaskant (Garmin-Sharp), Joost van Leijen (Lotto Belisol), Peter Weening (Orica-GreenEdge), Thomas De Gendt (Vacansoleil) e Kristoff Vandewalle (Omega Pharma-QuickStep)- foi protagonista na maior parte do dia.

De Gendt, que surpreendeu ao terminar com a terceira posição no Giro d’Italia, atacou próximo ao topo de Oroel, com 2.8% de pendência média, e quebrou definitivamente a fuga,sendo o único a permanecer sonhando com a vitória da etapa.

Porém, Katusha, Movistar e, mais tarde, a Saxo Bank, trataram de colocar fim as intenções de De Gendt no começo da última subida, com 3.8kms e 6% de inclinação média. Os companheiros de Contador ditaram o controle do pelotão em boa parte da montanha, mas as coisas começaram a se desenhar com a Sky à frente.

Tendo como gregários Luis Henao e Rigoberto Uran, Froome esteve marcado por Rodriguez, Contador e Valverde. O ritmo imposto pela dupla colombiana quebrou de vez o pelotão. Bauke Mollema, Robert Gesink, Igor Antón e Juan Cobo foram alguns dos que não resistiram ao último quilômetro de prova.

Com menos de dez atletas no pelotão, Froome passou a ditar o ritmo e, a 500 metros da meta, Valverde e Contador perderam um pouco de contato com o britânico e Purito. Foi o momento em que a etapa se decidiu. Rodriguez fez o que dele se esperava, impôs um ataque forte sem permitir qualquer ação da parte de Froome, que administrou a vantagem para Valverde e Contador. Uma diferença pequena, mas que pode ser relevante para a classificação final.

Etapa
1 Joaquim Rodriguez Oliver (ESP) Katusha Team 4:35:22
2 Christopher Froome (GBR) Sky Procycling 0:00:05
3 Alejandro Valverde (ESP) Movistar Team 0:00:10
4 Alberto Contador (ESP) Saxo Bank - Tinkoff Bank 0:00:19
5 Eros Capecchi (ITA) Liquigas-Cannondale
6 Rigoberto Uran Uran (COL) Sky Procycling
7 Rinaldo Nocentini (ITA) AG2R La Mondiale 0:00:25
8 Mauro Santambrogio (ITA) BMC Racing Team 0:00:28
9 Nicolas Roche (IRL) AG2R La Mondiale
10 Robert Gesink (HOL) Rabobank Cycling Team 0:00:33

Geral 
1 Joaquim Rodriguez (ESP) Katusha Team 22:04:32
2 Christopher Froome (GBR) Sky Procycling 0:00:10
3 Alberto Contador Velasco (ESP) Saxo Bank - Tinkoff Bank 0:00:36
4 Rigoberto Uran Uran (COL) Sky Procycling 0:00:42
5 Robert Gesink (HOL) Rabobank Cycling Team 0:00:54
6 Alejandro Valverde (ESP) Movistar Team
7 Nicolas Roche (IRL) AG2R La Mondiale 0:01:04
8 Bauke Mollema (HOL) Rabobank Cycling Team 0:01:12
9 Daniel Moreno (Spa) Katusha Team 0:01:17
10 Juan Jose Cobo Acebo (Spa) Movistar Team 0:01:34 


Nenhum comentário:

Postar um comentário