segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Fim do jejum



Gilbert: um peso a menos nas costas
Por Tadeu Matsunaga

A 9ª etapa da Vuelta a España 2012 pode marcar o renascimento de um dos ciclistas com maior destaque nas duas últimas temporadas do ciclismo mundial: Philippe Gilbert (BMC). O belga encerrou seu jejum de vitórias no ano, com um ataque bem sucedido a 3 km da meta em Barcelon.

Um dos maiores vencedores de clássicas em 2011, Gilbert migrou para a rica BMC, mas não vinha repetindo o desempenho marcante dos anos anteriores. Porém, neste domingo, no Alto de Montjulc, ele voltou a demonstrar sua tradicional voracidade e se aproveitou da subida de 1km de extensão e média de 8% de inclinação para ser o protagonista do dia.

Quis o destino que Gilbert fosse acompanhado por aquele de quem foi algoz no passado: Joaquim Rodriguez. Líder na classificação geral, Purito foi quem tomou a iniciativa no trecho de ascensão, com o belga seguindo em seu encalço. Os dois conseguiram uma vantagem de 10 segundos para o pelotão e trabalharam juntos para conservar a diferença, com o ciclista da BMC mostrando sua força no sprint final.

Já Rodriguez, com o bônus de oito segundos, ampliou sua margem para os rivais na classificação geral. Ele tem 53s de vantagem em relação à Froome, 1min em relação a Alberto Contador e 1min07s em relação a Alejandro Valverde.

Depois do vice-campeonato no Giro d’Italia, “Purito” – que sempre se coloca como protagonista em grandes voltas – parece sonhar, novamente, com o inédito título em provas de três semanas. O caminho para isso parece distante, mas a constância do espanhol é um fator a ser elogiado.

Com duas montanhas de categoria 3, a etapa foi marcada por uma fuga com quatro atletas: Mickael Buffaz (Cofidis), Bert-Jan Lindeman (Vacansoleil-DCM), Javier Chacon (Andalucia) e Martijn Maaskant (Garmin-Sharp). O grupeto conseguiu cinco minutos em relação ao pelotão, mas em nenhum momento ameaçou os planos das equipes interessadas no final do estágio.

Nesta segunda-feira (27), o pelotão terá o primeiro dos dois dias de descanso da Vuelta a España. Na sequência, na terça-feira, os atletas voltam a ativa com um percurso de 190km entre Ponteareas e Sanxexo – uma etapa plana e propícia para os velocistas.

Etapa
1 Philippe Gilbert (BEL) BMC Racing 4:45:28
2 Joaquim Rodriguez (ESP) Katusha Team
3 Paolo Tiralongo (ITA) Astana Pro Team 0:00:07
4 Tomasz Marczynski (POL) Vacansoleil-Dcm Pro Cycling Team 0:00:09
5 Daniele Bennati (ITA) Radioshack-Nissan
6 Alejandro Valverde (ESP) Movistar Team
7 Nacer Bouhanni (FRA) FDJ-Big Mat
8 Gorka Verdugo (ESP) Euskaltel - Euskadi 0:00:12
9 Gianni Meersman (BEL) Lotto Belisol Team
10 Igor Anton (ESP) Euskaltel - Euskadi

Geral
1 Joaquim Rodriguez (ESP) Katusha Team 34:44:55
2 Christopher Froome (GBR) Sky Procycling 0:00:53
3 Alberto Contador (ESP) Saxo Bank 0:01:00
4 Alejandro Valverde (ESP) Movistar Team 0:01:07
5 Robert Gesink (HOL) Rabobank Cycling Team 0:02:01
6 Daniel Moreno (ESP) Katusha Team 0:02:08
7 Nicolas Roche (IRL) AG2R La Mondiale 0:02:34
8 Igor Anton (ESP) Euskaltel - Euskadi 0:03:07
9 Laurens Ten Dam (HOL) Rabobank Cycling Team 0:03:18
10 Bauke Mollema (HOL) Rabobank Cycling Team 0:03:27 

Nenhum comentário:

Postar um comentário