domingo, 13 de dezembro de 2009

Ciclismo: Copa América completa uma década

Considerada uma das mais importantes disputas do calendário continental, a Copa América de Ciclismo se prepara para sua décima edição. No dia 3 de janeiro, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos (SP), a disputa completará uma década, reunindo o que há de melhor no país e convidados de diversos países.
Será a abertura oficial da temporada 2010 do ciclismo brasileiro. A programação começará às 8h, com a largada do feminino para seis ou sete voltas, enquanto o masculino começará às 9h30min, para um total de 20 voltas no circuito paulistano. A Rede Globo de Televisão mostrará a competição ao vivo, dentro do Esporte Espetacular.
Ao longo de seus dez anos, a Copa América tem colaborado com o desenvolvimento do ciclismo brasileiro. Referência no ciclismo das Américas. A prova, criada pela Yescom em 2001, com o apoio da Rede Globo, teve e tem papel importante no desenvolvimento do ciclismo nacional nos últimos anos. Afinal, o evento revolucionou a modalidade, obtendo maior visibilidade para o esporte em televisão aberta e abrindo caminho para as demais competições.
A competição reunirá 25 equipes, sendo as 15 melhores do ranking nacional de acordo com o a última atualização de 26 de novembro, cinco equipes estrangeiras e cinco equipes nacionais convidadas.
Os times poderão ter no mínimo quatro e no máximo seis atletas, sendo permitido apenas um ciclista estrangeiro nas equipes nacionais. No feminino, a prova contará com as 30 mais bem colocadas no ranking nacional segundo o ranking final de 26 de novembro de 2009.
Em 2009, ciclistas de sete países participaram da 9ª Copa América de Ciclismo, também em Interlagos. Os vencedores foram Francisco Chamorro, da equipe Scott/Marcondes Cesar, de São José dos Campos (SP), e Janildes Fernandes, do Clube Fernandes, de Goiânia. Chamorro completou as 16 voltas em 1h39min20seg, enquanto Janildes fez as sete voltas em 52min23seg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário