quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Retrospectiva: O fenômeno Gilbert


Reveja os triunfos do belga na Amstel Gold Race, Fleche Wallone e Liège



Gilbert teve o melhor ano de sua carreira
Por Tadeu Matsunaga

O ciclista Philippe Gilbert foi, sem dúvida alguma, o principal nome do ciclismo mundial no primeiro semestre de 2011. O belga, que já vinha de um final de temporada no ano anterior com números relevantes e triunfos em provas tradicionais como o Giro de Piemonte e a Volta da Lombardia (em ambas foi bicampeão), mostrou um salto ainda maior de qualidade e tornou-se o “rei das clássicas.”

Em um intervalo de uma semana – entre 17 e 24 de abril -, Gilbert conquistou três das mais importantes clássicas da história: Amstel Gold Race, Fleche Wallone e Liège-Bastogne-Liège, e reforçou ser o nome a ser batido em provas de um dia, nas chamadas clássicas de primavera e suas subidas íngremes.

O ciclista belga superou nomes como os espanhóis Alberto Contador e Joaquim Rodriguez (vice-campeão na Amstel Gold e Liège) e os irmãos Andy e Frank Schleck. Nem mesmo o grande trabalho em dupla dos luxemburgueses foi capaz de frear o ataque de Gilbert no quilômetro final em Wallone.

Ao longo da temporada, Gilbert ainda brilhou em provas de menor expressão e conquistou uma vitória no Tour de France. Tamanho desempenho lhe garantiu transferência para a BMC, onde fará parte de um dos trios mais fortes do WorldTour, com Cadel Evans e Thor Hushovd.

Confira abaixo o desempenho de Gilbert nas clássicas:

Amstel Gold Race


Fleche Wallone


Liège-Bastogne-Liège


Fonte: Prologo

Nenhum comentário:

Postar um comentário