segunda-feira, 2 de abril de 2012

Tripleta de Boonen em Flandres

Belga supera Pozzato e conquista clássica pela 3ª vez; Cancellara abandona [vídeo]

Por Tadeu Matsunaga

Um dos favoritos ao título na Volta de Flandres, Tom Boonen (Omega Pharma – QuickStep) cumpriu com seu papel. Numa temporada em que parece renascer, o belga conquistou seu terceiro título na Volta de Flandres. Experiente, usou da sua maturidade e bateu no sprint final final o italiano Filippo Pozzato (Farnese-Vini).

Uma revanche propriamente dita com Fabian Cancellara (RadioShack) não aconteceu, já que o suiço sofreu uma dura queda a pouco mais de 60 quilômetros do final, que o fez abandonar a competição com inúmeras fraturas e também já o deixou fora de combate para o próximo final de semana na Paris-Roubaix. Mais uma janela que se abre para mais um triunfo de Boonen em 2012.

A Volta de Flandres começou a se desenhar com quebras e uma fuga. Tyler Farrar (Garmin) foi um dos primeiros a sobrar, enquanto um grupo com quinze ciclistas protagonizou a primeira fuga do dia, mas sempre controlados pela Omega Pharma e a Rabobank, que ditaram o ritmo do pelotão na jornada.

Problemas mecânicos foram recorrentes com muitos favoritos: Boonen, Sagan e Flecha, mas nada que os tirasse da disputa. Má sorte quem teve foi Cancellara. Uma caramanhola provocou a queda do suíço, que teve uma fratura na clavícula entre outras tantas. O duelo com Boonen foi adiado.

Voeckler e Gilbert buscaram algum sucesso, muito mais na disposição do que na condição. Em Kwaremont, um ataque de Vanmarcke selecionou de maneira efetiva o pelotão. Onze seguiram na luta pela vitória. Ballan, Pozzato e Boonen atacaram. Os três desgarraram do grupo, e iniciaram ali o desfecho de Flandres.

Pozzato, porque não, também renascido depois de um 2011 pífio onde antes mesmo do final de agosto já havia sido colocado como “transferível” pela Katusha, colocou Boonen e Ballan em dificuldades. Ballan tentou surpreender, mas Boonen mostrou estar como nos velhos tempos e contra-atacou para celebrar sua terceira vitória “em casa”.

Classificação
1 Tom Boonen (Bel) Omega Pharma-Quickstep 6:04:33
2 Filippo Pozzato (Ita) Farnese Vini - Selle Italia
3 Alessandro Ballan (Ita) BMC Racing Team 0:00:01
4 Greg Van Avermaet (Bel) BMC Racing Team 0:00:38
5 Peter Sagan (Svk) Liquigas-Cannondale
6 Niki Terpstra (Hol) Omega Pharma-Quickstep
7 Luca Paolini (Ita) Katusha Team
8 Thomas Voeckler (Fra) Team Europcar
9 Matti Breschel (Din) Rabobank Cycling Team
10 Sylvain Chavanel (Fra) Omega Pharma-Quickstep



 Fonte: Prologo

Nenhum comentário:

Postar um comentário