quarta-feira, 13 de junho de 2012

Pela primeira vez mais leve




Por Mariah Reis

A Shimano testou seus novos modelos da linha Dura-Ace Di2 2013 no Tour da Califórnia, realizado em maio e lançou oficialmente suas versões no final do mês passado. Agora que estão sendo testados, a marca japonesa surpreendeu mais uma vez, em relação a levesa dos novos grupos Dura-Ace9000, com redução de 77g, e Dura-Ace Di2 9070, com 172g a menos.

Mas esses números não são o que mais fascinam os amantes da bike, pela primeira vez foi desenvolvido um sistema eletrônico que, no geral, fosse mais leve que um mecânico. Apesar do Di2 apresentar câmbios mais pesados que a versão mecânica, a versão 2013 eletrônica possui passadores integrados 128g mais leves que o Dura-Ace9000, o que deixou o Di2 25g mais leve em seu peso final.

A versão mecânica chegará ao mercado em setembro e a eletrônica em dezembro, com 11 velocidades.

PESOS:

DURA-ACE 9000
Pedivela (FC-9000) 683g
Freios dianteiro e traseiro (BR-9000) 297g
Cassette (CS-9000) 166g
Corrente (CN-9000) 243g
Câmbio traseiro (RD-9000) 158g
Câmbio dianteiro (FD-9000) 66g
Passadores integrados direito e esquerdo (ST-9000) 365g
Peso total 1,978g
Peso total com cabos 2,072g
DURA-ACE 9070 Di2
Pedivela (FC-9000) 683g
Freios dianteiro e traseiro (BR-9000) 297g
Cassette (CS-9000) 166g
Corrente (CN-9000) 243 g 

Câmbio traseiro (RD-9070) 217g
Câmbio dianteiro (FD-9070) 114g
Passadores integrados direito e esquerdo (ST-9070) 237g
Peso total 1.957 g
Peso total com cabos (SM-BTR2) 2.047 g

Nenhum comentário:

Postar um comentário