segunda-feira, 11 de junho de 2012

Temos um favorito?



Wiggins (amarelo) e Evans (verde).. duelo no Tour?
Por Tadeu Matsunaga

Se o Criterium da Dauphiné é considerado uma preparação do Tour de France, o britânico Bradley Wiggins (Sky) reforçou seu status de um dos favoritos ao título a grande volta francesa, neste domingo, já que assegurou em definitivo a camisa amarela em Chatêl. A vitória do último estágio foi do espanhol Dani Moreno (Katusha), mas o destaque realmente ficou com Wiggins, que além de se firmar na luta pelo Tour pode mostrar a precisão da Sky que traçou em seu planejamento projetar um campeão na maior prova do ciclismo mundial em 2012.

Servindo como prévia do Tour de France, a Sky mostrou estar pronta para o desafio de colocar um de seus ciclistas no alto do pódio em Paris, no dia 22 de julho, já que três dos top 5 fazem parte da esquadra britânica. Michael Rogers, que terminou em segundo, e Chris Froome, que acabou na 4ª posição e foi um dos destaques da última Vuelta a España, entram como peça-chave para o tão sonhado sucesso de Wiggins, que terá como principal rival Cadel Evans (BMC).

Correm por fora nesta disputa o espanhol Alejandro Valverde, que voltou ao pelotão neste ano após uma suspensão de duas temporadas e será o líder da Movistar. Um dos alicerces é o fato de ser comandado por Euzebio Unzue, que geralmente faz com que seus pupilos se destaquem em solo francês.

Wiggins à frente? 

Se este realmente é o ano de Wiggis não se sabe, mas ele vem demonstrando estar num dos melhores momentos de sua carreira. Foi terceiro colocado na Volta de Algarve, onde teve a função de trabalhar para seu companheiro de equipe Richie Porte. Protagonizou um belo papel na Paris-Nice onde conquistou o título da competição, que no ano anterior havia sido do alemão Tony Martin, atual campeão mundial de contrarrelógio.

Participou do início da Volta da Catalunha e migrou para o trainning camp da Sky, reaparecendo na Romandia, vencendo um estágio no sprint e a cronoescalada. Depois, refugiou-se em El Teide, treinou nas Ilhas Canárias, uma espécie de santuário para os ciclistas da Sky e ressurgiu na Dauphinè, onde mostrou estar bem fisicamente, aos 32 anos, com uma vitória incontestável na crono, que permitiu controlar seus rivais nos estágios seguintes até sagrar-se campeão.

Com isso, na temporada, ele soma 29 dias de competição em cinco voltas. Há vinte dias do início do Tour de France e, mais importante, a seis semanas da final em Paris, a questão é se Wiggins e a Sky irão manter o nível. Se fizerem, ele é o favorito, até mesmo à frente de Evans, Valverde, Nibali e companhia.
.


Nenhum comentário:

Postar um comentário