quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Cubano vence outra etapa da Volta Ciclística de São Paulo

Com um sprint sensacional nos últimos 300 metros, o cubano Michel Fernandez, que compete pela equipe de ciclismo de São Caetano do Sul (Cesc/Sundown/Nossa Caixa/Calypso/Maxxis), ganhou mais uma etapa do Tour do Brasil Volta Ciclística de São Paulo. Nesta quinta-feira (27), o ciclista venceu a quinta prova da competição, que foi realizada entre Ribeirão Preto/Bauru. Ele completou o percurso de 211,6 quilômetros em 5h02min29s.

O segundo colocado na corrida foi o português Sérgio Ribeiro, que herdou a posição do brasileiro Andrey Ortiz, da equipe de Sorocaba (Padaria Real/ Céu Azul Alimentos/Sorocaba/Cannondale), desclassificado da prova pelos comissários, que julgaram que o atleta tentou fechar o vencedor. Assim, Carlos França, de Cordeirópolis (DataRo/Sel Cordeirópolis), que terminou em quarto lugar, subiu para a terceira posição.

A vitória do cubano foi sua segunda na competição. Antes, ele tinha vencido a etapa entre São Carlos/Ribeirão Preto, na quarta-feira. Aliás, os estrangeiros venceram todas as cinco etapas do evento. Os outros ganhadores foram Hector Figueiras, de Pindamonhangaba (Fapi Funvic/Sundown/JKS/Pindamonhangaba) e Sérgio Ribeiro, que ganhou duas corridas.

Apesar da vitória de Michel Fernandez, o líder da classificação geral continua sendo Sérgio Ribeiro, que tem o tempo acumulado de 17h36min45s. O segundo colocado é Bruno Pires, seguido de Magno Nazaret.

“Foi a vitória mais difícil que conquistei no Brasil. A prova foi muito cansativa, já que a quilometragem era longa e estava muito quente. Outra dificuldade foi a chegada, que foi muito perigosa”, afirmou o cubano, que vive no Brasil há dois anos. “É uma vitória que dará ainda mais confiança para mim e para a equipe. Estamos confiantes e vamos tentar subir mais vezes no pódio”, declarou o ciclista, que já tinha também ficado em terceiro lugar na primeira etapa, realizada entre São Paulo/São José dos Campos. “Tenho que agradecer muito a minha equipe, que me ajudou bastante. No final, o Fabiele Mota puxou e me largou na curva para eu sprintar e conquistar a vitória”, contou.

Com a vitória, Michel Fernandez se manteve na luta pelo título de pontos da competição. Ele está em segundo lugar na classificação geral, com 30 pontos, contra 49 do líder, Sérgio Ribeiro. “A vitória dá ainda mais confiança. Vou lutar por esse título”, completou, o ciclista, que está no Brasil desde o final dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, quando desertou da delegação de Cuba. O atleta optou por permanecer no país após conhecer uma mulher durante o Campeonato Pan-Americano de Ciclismo, que aconteceu em 2006, em Caieiras.

A prova
Apesar do desgaste das últimas duas etapas, os ciclistas imprimiram um ritmo forte desde o início. Logo no quilômetro 9, dez atletas escaparam do pelotão. Eles chegaram a abrir 8min20s, mas o grupo principal começou a tirar a diferença. No quilômetro 140 da corrida, Verinaldo (Guarulhos), Douglas Moy (Suzano), Gilberto Gois (Avaí) e Antonio Amorim (Portugal) se desgarraram da fuga. Porém, quarenta quilômetros depois todos os ciclistas estavam embolados. A partir daí, vários ataques surgiram, mas a prova veio para a chegada. Fabiele Motta levou Michel Fernandez, que sprintou faltando 300 metros e venceu a corrida.

Acidente – Faltando três quilômetros, aproximadamente vinte ciclistas se envolveram em um acidente. Luciano Pagliarini foi levado ao hospital com suspeita de fratura na mão, mas nada foi constatado. Já Marcos Novello fraturou o braço direito na queda.





Nenhum comentário:

Postar um comentário