sábado, 29 de agosto de 2009

Cubano vence a terceira consecutiva e bate recorde

A sexta etapa do Tour do Brasil Volta Ciclística de São Paulo, realizada nesta sexta-feira (28), entre as cidades de Bauru/Pardinho/Sorocaba, vai entrar para a história da competição. Pela primeira vez em seis edições, um ciclista atinge a incrível marca de três vitórias consecutivas. A façanha coube ao cubano Michel Fernandez, que compete pela equipe de São Caetano do Sul (Cesc/Sundown/Nossa Caixa/Calypso/Maxxis). Ele completou o percurso de 181 quilômetros em 04h25min25s.

O pódio ainda foi completado pelo uruguaio Hector Figueiras, de Pindamonhangaba (Fapi Funvic/Sundown/JKS/Pindamonhangaba), seguido pelo atleta da equipe da casa (Padaria Real/Céu Azul Alimentos/Sorocaba/Cannondale), Andrey Ortiz.

Mesmo com os resultados desta sexta-feira, o português Sérgio Ribeiro, que ficou pela primeira vez fora do pódio nas últimas cinco etapas, manteve a liderança na classificação geral, com o tempo acumulado de 22h02min10s, seguido do seu companheiro, Bruno Pires, que totaliza 22h02min34s. Na terceira posição, está o brasileiro Magno Nazaret, de Pindamonhangaba, com 22h02min51s.

A vitória do cubano foi a sexta dos atletas estrangeiros em seis provas disputadas nesta edição. Além das três conquistas de Michel Fernandez, os outros vencedores foram o uruguaio Hector Figueiras e o português Sérgio Ribeiro.

“É uma felicidade muito grande atingir uma marca inédita em uma competição tão importante como a Volta Ciclística de São Paulo. Estou muito feliz e vou trabalhar para aumentar essa vantagem”, disse o cubano logo após a prova, que já tinha vencido as etapas São Carlos/Ribeirão Preto e Ribeirão Preto/Bauru. “Foi uma prova muito dura, desgastante. Desde o início, procurei me manter no pelotão principal. Nos últimos quilômetros, o Raul, o Thiago e o Leonardo me puxaram. Já na reta final, o Fabiele me embalou e conquistei essa vitória”, declarou o atleta, que fez questão de elogiar o trabalho de toda a equipe. “Nossa tática foi perfeita. Estamos bastante unidos e essa vitória mostra o nosso espírito de união”.

Com a vitória, Michel Fernandez entrou definitivamente na briga pelo título de pontos da competição. Além de vencer a etapa, o ciclista também faturou uma das duas metas volantes realizadas. Assim, está em segundo lugar, com 45 pontos, contra 49 do português Sérgio Ribeiro. “Vou brigar até o fim da competição pelo título de pontos. Estou bastante confiante e vou buscar esse troféu”, afirmou. “Hoje na meta volante, o Raul e o Fabiele me embalaram e consegui vencer”, contou. Além dele, a equipe do ABC ainda obteve um segundo lugar com Fabiele Motta e uma quarta posição com André Grizante na meta volante.

A prova
Antes da largada para Sorocaba, os ciclistas disputaram uma prova simbólica em Bauru, com seis quilômetros. O evento não valeu pontuação e nem tempo para o Tour do Brasil Volta Ciclística de São Paulo. O vencedor foi Carlos França, seguido de Wendel Berbel e, Bruno Tabanez.

Depois dessa disputa, todo o comboio percorreu um trecho neutralizado até a cidade de Pardinho, onde aconteceu a largada oficial para a prova. Desde o começo, a corrida foi agressiva, com vários ataques. A melhor tentativa aconteceu aproximadamente no quilômetro oitenta da prova. Os ciclistas Fábio Ribeiro (Ribeirão Preto), Douglas Moy (Suzano) e Bruno Pires (Portugal) escaparam e lideraram até o quilômetro 170, quando o pelotão engoliu os competidores. A partir daí aconteceram vários ataques. Depois de um bom trabalho da equipe, Michel Fernandez veio embalado na roda do companheiro Fabiele Motta e conquistou a vitória.




Nenhum comentário:

Postar um comentário