segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Melhores equipes do país confirmam presença no Tour do Brasil – Volta Ciclística de São Paulo 2009

O regulamento do Tour do Brasil – Volta Ciclística de São Paulo 2009 prevê o convite às dez equipes mais bem colocadas no ranking nacional. Trata-se de uma forma de reunir os que há de melhor no momento, proporcionando um elevado nível técnico na briga pelos títulos, individual e por equipes. Mas a edição deste ano está mexendo com todos, pois os organizadores já receberam a confirmação de todos para a prova deste ano, que acontecerá no período de 22 a 30 de agosto, com 1.289,4 quilômetros.

Serão nove etapas, percorrendo mais de 70 municípios paulistas, onde as 21 equipes participantes poderão mostrar o que há de melhor no esporte.
A largada será no dia 22, com uma prova contra-relógio no Complexo Viário Roberto Marinho (Ponte Estaiada), um dos novos cartões postais da capital paulista.

Principal prova do calendário nacional e valendo pontos para o ranking da União Ciclística Internacional (UCI), o Tour do Brasil consegue atrair as principais equipes. Estão confirmados os times DataRo/Cordeirópolis (SP), Fapi Funvic/Pindamonhangaba (SP), São Lucas/Americana (SP), Scott/Marcondes Cesar/São José dos Campos (SP), Padaria Real/Cannondale/Sorocaba (SP), Cesc/Sundown/Nossa Caixa/São Caetano do Sul (SP), GRCE Memorial/Santos (SP), União/Assis (SP), Avaí/Florianópolis (SC) e São Francisco/KHS/Nossa Caixa/Ribeirão Preto (SP), respectivamente as dez equipes mais em colocadas no ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

A equipe do Avaí, de Florianópolis (SC), é a atual campeã do Tour do Brasil – Volta Ciclística de São Paulo, e deverá fazer de tudo para manter a conquista diante de adversários de respeito. A composição da prova ainda prevê a participação de seis equipes estrangeiras e outras cinco nacionais, de várias regiões do pais, também convidadas dos organizadores.

No retrospecto do evento, a equipe Scott/Marcondes Cesar/São José dos Campos soma duas vitórias, em 2005 e 2007. Memorial-Santos, em 2004, Cesc/E.C. São Caetano/Sundown, em 2006, e Avaí/Florianópolis, no ano passado, completam a relação de vencedores e confirmam a total hegemonia brasileira.

A programação deste ano é a seguinte:
1ª etapa – 22/08 – São Paulo – contra-relógio por equipes - 6 km
2ª etapa – 23/08 – São Paulo/São José dos Campos – 91.1 km
3ª etapa – 24/08 – São José dos Campos/Atibaia – 113 km
4ª etapa – 25/08 – Atibaia/São Carlos – 247 km
5ª etapa – 26/08 – São Carlos/Ribeirão Preto – 99,5 km
6ª etapa – 27/08 – Ribeirão Preto/Bauru - 211,6 km
7ª etapa – 28/08 – Bauru /Sorocaba – 181 km
8ª etapa – 29/08 – Sorocaba/Campinas – 169,6 km
9ª etapa – 30/08 – Jundiaí/São Paulo – 51.5 km

O Tour do Brasil - Volta Ciclística de São Paulo 2009 é uma realização da Rede Globo, com organização da Yescom, Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Paulista de Ciclismo (FPC), com apoio especial do Governo do Estado de São Paulo. A supervisão é da União Ciclística Internacional (UCI), CBC e FPC, com apoio especial das Secretarias Estaduais de Esporte e Turismo, de Transportes, de Segurança Pública, Polícia Militar Rodoviária do Estado e São Paulo, além do apoio das concessionárias, cidades e órgãos público envolvidos. A promoção e transmissão são da TV Globo, SporTV e Globo Internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário