terça-feira, 25 de agosto de 2009

Sérgio Ribeiro vence mais uma etapa da Volta Ciclística de SP

Pela terceira vez consecutiva, um ciclista estrangeiro venceu uma etapa do Tour do Brasil Volta Ciclística de São Paulo. E, quem fez a festa novamente foi a equipe de Portugal (Barbot/Siper/Azeite Vila Flor). Vencedor da segunda etapa, realizada entre São José dos Campos/Atibaia, na segunda-feira, Sérgio Ribeiro voltou a subir ao topo do pódio. Nesta terça-feira (24), ele ganhou o percurso de 247 quilômetros, que aconteceu entre Atibaia/São Carlos, com o tempo de 5h42min24s. O segundo colocado foi Tiago Fiorilli, de Suzano (Flying Horse/Caloi/Unilance), seguido de Bruno Pires, também de Portugal.



Com os resultados, Sérgio Ribeiro disparou ainda mais na liderança da competição. Depois de três etapas disputadas, o português tem o tempo acumulado de 10h19min48s, contra 10h20min02 do seu compatriota Bruno Pires. O terceiro colocado continua sendo o brasileiro Magno Nazaret, da equipe de Pindamonhangaba (Fapi Funvic/Sundown/JKS/Pindamonhangaba), que está 26 segundos atrás do líder.

“Foi uma prova muito longa e cansativa, mas felizmente consegui vencer e me manter na liderança da competição. Estou muito contente com mais essa vitória”, afirmou Sérgio Ribeiro, que também é líder por pontos, com 30 pontos. “Hoje, as equipes adversárias atacaram o tempo inteiro. A nossa estratégia foi manter um ritmo forte e tentar tirar a diferença. Com um trabalho de equipe perfeito, conseguimos atingir nosso objetivo”, declarou o ciclista. “A nossa equipe é muito unida e isso faz a diferença. A união faz a força. Esse é o lema da nossa equipe”, afirmou.

Além da classificação geral e por pontos, a equipe portuguesa também é líder do prêmio de montanha e da classificação por equipes. No prêmio de montanha, Bruno Pires soma 16 pontos, contra 12 do brasileiro Andrey Ortiz, que compete pela equipe de Sorocaba (Padaria Real/ Céu Azul Alimentos/Sorocaba/Cannondale). Já na classificação por equipes, Portugal aparece com o tempo acumulado de 31h01min22s, contra 31h02min34s da vice-líder, Pindamonhangaba.

A prova
A etapa mais longa do Tour do Brasil Volta Ciclística de São Paulo teve muitos ataques. Logo no início da prova, oito ciclistas escaparam, mas logo foram neutralizados. Pouco tempo depois, aconteceu uma de fuga onze atletas. Entre eles, estava o ciclista Valcemar Justino, da equipe de São Caetano do Sul (Cesc/Sundown/Nossa Caixa/Calypso/Maxxis), que a partir do quilômetro 84 se desgarrou dos outros competidores e liderou sozinho até o quilômetro 173, mas acabou superado pelo pelotão principal. O campeão brasileiro de 2008, inclusive, venceu uma meta volante e chegou em terceiro na outra, além de ganhar um prêmio de montanha. A partir do quilômetro 180, os portugueses tomaram a dianteira do pelotão e controlaram a prova até o final. Com isso, Sérgio Ribeiro atacou no momento decisivo e faturou a etapa.

O Tour do Brasil – Volta Ciclística de São Paulo 2009 – é uma realização da Rede Globo, com organização da Federação Paulista de Ciclismo (FPC), Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Yescom, com apoio especial do Governo do Estado de São Paulo. A supervisão é da União Ciclística Internacional (UCI), CBC e FPC, com apoio especial das Secretarias Estaduais de Esporte e Turismo, de Transportes, de Segurança Pública, Polícia Militar Rodoviária do Estado de São Paulo, além do apoio das concessionárias, cidades e órgãos públicos envolvidos. A promoção e transmissão são da TV Globo, SporTV e Globo Internacional.

Confira o restante da programação do Tour do Brasil Volta Ciclística de São Paulo
5ª etapa, 26/8: São Carlos – Ribeirão Preto, 99,5 km
6ª etapa, 27/8: Ribeirão Preto – Bauru, 211,6 km
7ª etapa, 28/8: Bauru – Sorocaba, 181 km
8ª etapa, 29/8: Sorocaba – Campinas, 169,6 km
9ª etapa, 30/8: Jundiaí – São Paulo, 51.5 km

Nenhum comentário:

Postar um comentário