segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Estrangeiros dominam o pódio da 1ª etapa da Volta Ciclística de SP

Em uma chegada sensacional decidida no photo finish, o uruguaio Hector Figueiras, de 25 anos, que compete pela equipe de Pindamonhangaba (Fapi Funvic/Sundown/JKS/Pindamonhangaba), venceu a primeira etapa do Tour do Brasil Volta Ciclística de São Paulo, realizada neste domingo (23), entre as cidades de São Paulo e São José dos Campos. Ele completou o percurso de 99,1 quilômetros com o tempo de 2h11min34s. O segundo colocado foi o chileno Luiz Almonacid, da equipe do Chile (Polidesportivo Sketchers/Trek), seguido do cubano Michel Fernandez, de São Caetano do Sul (Cesc/Sundown/Nossa Caixa/Calypso/Maxxis/Kuruma).




Na classificação geral, Hector Figueiras está na liderança, com 2h11min22s, contra 2h11min27s do cubano, que venceu a única meta volante realizada neste domingo.

“Foi uma vitória maravilhosa. Na chegada, foi uma briga muito grande, mas felizmente consegui me posicionar bem e vencer”, disse Hector Figueiras. “Tenho que agradecer muito a minha equipe que fez um excelente trabalho. Estou muito contente”, acrescentou o uruguaio, que há quinze dias fraturou o osso escafóide da mão direita. “Atrapalha bastante, mas estou me superando para conquistar bons resultados. Estou muito bem”, contou o atleta enquanto caminhava para fazer o exame antidoping.

Com a vitória, Hector Figueiras venceu pela quarta vez uma etapa do Tour do Brasil Volta Ciclística de São Paulo. O recorde pertence ao ciclista André Grizante, que compete atualmente por São Caetano do Sul, vencedor de cinco etapas da competição. “Quero muito alcançar esse recorde, mas não quero falar sobre o futuro. Quero pensar em uma etapa por vez”, afirmou o ciclista.

Prova – A largada da primeira etapa do Tour do Brasil Volta Ciclística de São Paulo aconteceu na USP Leste. Durante toda a competição, a prova foi muito estudada. Os estrangeiros tentaram várias fugas, mas todas foram neutralizadas. A principal fuga aconteceu envolvendo os ciclistas Humberto do Vale, Jean da Silva e o uruguaio Inácio Maldonado no quilômetro 52. Porém, no quilômetro 72, a fuga foi neutralizada. Com isso, a prova veio para a chegada e o uruguaio Hector Figueiras conseguiu a vitória.

Metas – No quilômetro 41 da prova foi realizada a meta volante. O vencedor foi o cubano Michel Fernandez, seguido do uruguaio Hector Figueiras. Na terceira posição, ficou Glauber Alexandre, de São Bernardo do Campo, seguido do português Sérgio Ribeiro.

Já na montanha, o ganhador foi Andrey Ortiz, da equipe de Sorocaba (Padaria Real/ Céu Azul Alimentos/Sorocaba/Cannondale). Na segunda posição, ficou Antonio Nascimento, de Santos, enquanto o terceiro colocado foi Bruno Silva.

O Tour do Brasil – Volta Ciclística de São Paulo 2009 – é uma realização da Rede Globo, com organização da Federação Paulista de Ciclismo (FPC), Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Yescom, com apoio especial do Governo do Estado de São Paulo. A supervisão é da União Ciclística Internacional (UCI), CBC e FPC, com apoio especial das Secretarias Estaduais de Esporte e Turismo, de Transportes, de Segurança Pública, Polícia Militar Rodoviária do Estado de São Paulo, além do apoio das concessionárias, cidades e órgãos públicos envolvidos. A promoção e transmissão são da TV Globo, SporTV e Globo Internacional.

Confira o restante da programação do Tour do Brasil Volta Ciclística de São Paulo
3ª etapa, 24/8: São José dos Campos – Atibaia, 113 km
4ª etapa, 25/8: Atibaia – São Carlos, 247 km
5ª etapa, 26/8: São Carlos – Ribeirão Preto, 99,5 km
6ª etapa, 27/8: Ribeirão Preto – Bauru, 211,6 km
7ª etapa, 28/8: Bauru – Sorocaba, 181 km
8ª etapa, 29/8: Sorocaba – Campinas, 169,6 km
9ª etapa, 30/8: Jundiaí – São Paulo, 51.5 km



Nenhum comentário:

Postar um comentário