quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Câmbio eletrônico Shimano Dura Ace 7970



A Shimano anunciou no começo de 2009 seu novo câmbio eletrônico Dura Ace 7970. O seu avanço está no acionamento da mudança de marcha que ocorre através de motores elétricos controlados por um micro computador integrado ao câmbio.

Especialistas dizem que a grande facilidade de acionamento do câmbio dianteiro permite um ganho significativo de tempo em provas de contra relógio. Chris Boardman alegou que o novo sistema melhorou em 2 segundos seu tempo no Tour de France por evitar que ele alterasse sua posição na bike causando aumento do arrasto aerodinâmico.

O novo câmbio da Shimano é alimentado por uma bateria de íons de lítio que dá ao ciclista uma autonomia de cerca de 1000Km até a próxima recarga (que demora 90 minutos). As mudanças se dão de maneira muito rápida, precisa e sem solavancos o que garante ótimo torque mesmo durante as mudanças de marcha.

A minha opinião é a de que para o ciclista comum, como eu, um investimento de cerca de US$4.000,00 neste produto não se justifica tendo em vista o pequeno ganho de desempenho.

Via Wired.

Nenhum comentário:

Postar um comentário