Esse trecho irá da estação Vila Olímpia às proximidades da estação Autódromo, na região de Interlagos, na zona sul da capital. Ambas as estações ficam na Linha 9- Esmeralda da CPTM, que percorre um trajeto que sai de Osasco, na Grande São Paulo, e chega ao Grajaú.
O dia de fevereiro em que o primeiro trecho será inaugurado ainda não foi marcado. As obras estão em fase final. Falta, basicamente, instalar as grades que separarão os ciclistas do rio e da linha férrea.
Logo em seguida, terá início a construção do restante da ciclovia. Serão pavimentados outros 8 km da margem do rio Pinheiros a partir da estação Vila Olímpia.
Dessa forma, totalizando 22 km de extensão, a ciclovia chegará ao parque Villa-Lobos. No caminho, haverá acessos ao campus Butantã da USP (Universidade de São Paulo) e também ao parque do Povo, no Itaim Bibi. Esse segundo trecho ainda não tem uma data para ser concluído.
Parceria
A ciclovia do rio Pinheiros é resultado de uma parceria entre a CPTM e a Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia, ligada ao governo do Estado), que investiram cerca de R$ 10 milhões apenas na construção do primeiro trecho.
No início, os ciclistas terão somente duas entradas –na estação Vila Olímpia e nas imediações da estação Autódromo. No futuro, porém, novos acessos deverão ser abertos em viadutos que passam sobre o rio Pinheiros e em outras estações da CPTM.
A CPTM diz que vai consultar entidades de ciclistas para estabelecer os horários de funcionamento da nova ciclovia. Num primeiro momento, entretanto, ela não poderá ser utilizada à noite.
A ciclovia contará com dois postos de apoio aos ciclistas –um ficará na estação Vila Olímpia e outro, perto da estação Autódromo. A estação Vila Olímpia conta com um bicicletário com 94 vagas.
Em 2005, o governo paulista chegou a planejar uma ciclovia paralela ao rio Pinheiros, mas o projeto nunca foi executado.

Fonte: Folha Cotidiano
Nenhum comentário:
Postar um comentário