sexta-feira, 22 de julho de 2011

Espetáculo no Alpe d´Huez

Pierre Rolland (Europcar) venceu a 19ª etapa do Tour de France, e marcou seu nome na história ao conquistar seu primeiro triunfo em grandes voltas. O estágio com encerramento no mítico Alpe d´Huez marcou uma despedida emocionante nos Alpes e mudanças na luta pela camisa amarela e a também a cobiçada camisa de bolinhas.
Rolland assegurou a vitória a 2.5 km da meta, saltando do grupo com Samuel Sanchez (Euskaltel) e Alberto Contador (Saxo Bank), segundo e terceiro respectivamente. Com o resultado, o ciclista da Europcar quebrou um jejum de 25 anos: o último francês a vencer no Alpe d´Huez havia sido Bernard Hinault, em 1986.
Entre os espanhóis um misto de alegria e frustração. Sanchez assegurou o título de “Rei da Montanha”, mas não conseguiu seu segundo triunfo no Tour 2011. Já Contador comprovou porque é um grande campeão. Ele atacou o grupo antes da primeira subida do dia, o Col du Telegraphe. O ritmo intenso do ciclista de Pinto colocou os adversários em dificuldades; apenas Andy Schleck (Leopard) marcou o Pistoleiro.

Os dois seguiram juntos na subida do Galibier (dessa vez pela face norte), sendo acompanhados por Christophe Riblon (AG2R) e Rui Alberto Costa (Movistar). Na descida para o Alpe d´Huez, o quarteto teve a companhia de Sanchez, que atacou próximo ao cume do Galibier.

Cadel Evans (BMC), Frank Schleck (Leopard), Damiano Cunego (Lampre) – em um grupo com 20 ciclistas – perseguiu os escapados ao longo da descida. Já Ivan Basso (Liquigas) e Thomas Voeckler (Europcar) pareciam sentir o desgaste e sobraram em relação aos demais. O francês, definitivamente, se despedia da camisa amarela.
Na chegada ao Alpe d´Huez; Contador, Evans, Sanchez, Andy, Frank e Cunego se uniram e começaram a escalada juntos. Ryder Hesjedal (Garmin-Cervélo) e Rolland atacaram, enquanto os favoritos se marcavam.
Sem nada a perder, Contador saltou do grupo a 11 km da meta. Andy e Evans não reagiram à ação do espanhol. Com um ritmo intenso, o Pistoleiro logo abriu uma distância considerável sobre os demais. Na sequência, lutando pela camisa de bolinhas, Sanchez também atacou. O asturiano, virtualmente, perdia a disputa para Andy Schleck, que também passou a vestir a camisa de líder da competição.

Contador chegou a abrir 1min05s para Evans e Andy, mas próximo ao topo sentiu o desgaste físico. Sanchez e Rolland trabalhavam juntos na perseguição e logo alcançaram o ciclista da Saxo Bank. Com menos de 3 km para a meta, o francês atacou e dificultou a vida da dupla espanhola. Cunego também acelerou o ritmo ; sendo marcado por Evans e Andy, que claramente sabiam que a luta pelo título em
2011 estaria restrita a três ciclista: eles e Frank.
Rolland festejou a vitória para delírio dos franceses; Sanchez e Contador cruzaram na sequência. Um momento especial para o asturiano que se tornou o “Rei da Montanha”. Já Contador, mesmo tendo terminado 34s à frente de Andy, Frank, Evans e Cunego, terá que se contentar com um top 5 no geral. Já o mais novo dos Schlecks se tornou o mais novo camisa amarela.
Neste sábado, a cidade de Grenoble recebe o contrarrelógio de 42.5 km. Três são candidatos ao título: Cadel Evans, Andy e Frank Schleck. O australiano, teoricamente, leva vantagem, mas como as previsões pouco se confirmaram neste Tour, o melhor é aguardar.

Classificação etapa

1 Pierre Rolland (Fra) Team Europcar 3:13:25
2 Samuel Sanchez Gonzalez (Spa) Euskaltel-Euskadi 0:00:14
3 Alberto Contador Velasco (Spa) Saxo Bank Sungard 0:00:23
4 Peter Velits (Svk) HTC-Highroad 0:00:57
5 Cadel Evans (Aus) BMC Racing Team
6 Thomas De Gendt (Bel) Vacansoleil-DCM Pro Cycling Team
7 Damiano Cunego (Ita) Lampre - ISD
8 Fränk Schleck (Lux) Leopard Trek
9 Andy Schleck (Lux) Leopard Trek
10 Ryder Hesjedal (Can) Team Garmin-Cervelo 0:01:15

Classificação etapa

1 Andy Schleck (Lux) Leopard Trek 82:48:43
2 Fränk Schleck (Lux) Leopard Trek 0:00:53
3 Cadel Evans (Aus) BMC Racing Team 0:00:57
4 Thomas Voeckler (Fra) Team Europcar 0:02:10
5 Damiano Cunego (Ita) Lampre - ISD 0:03:31
6 Alberto Contador Velasco (Spa) Saxo Bank Sungard 0:03:55
7 Samuel Sanchez Gonzalez (Spa) Euskaltel-Euskadi 0:04:22
8 Ivan Basso (Ita) Liquigas-Cannondale 0:04:40
9 Thomas Danielson (USA) Team Garmin-Cervelo 0:07:11
10 Pierre Rolland (Fra) Team Europcar 0:08:57

Fonte: Prologo

Nenhum comentário:

Postar um comentário