domingo, 20 de maio de 2012

Amador vence; Hesjedal retoma a rosa




Por Tadeu Matsunaga

O retorno do pelotão as montanhas confirmou a expectativa de muitos, com os protagonistas a maglia rosa mostrando suas credenciais ao título. Mas a vitória da 14ª etapa da competição foi de um latino, o costa-riquenho Andrey Amador (Movistar), que junto com Jan Barta (NetApp) e Alessandro de Marchi (Androni) foram os remanescentes da fuga do dia.

Ryder Hesjedal (Garmin-Barracuda), com um forte ataque a 3.5 km da meta, retomou a maglia rosa. O ciclista canadense terminou a etapa na quarta posição, com 26 segundos de vantagem para o grupo de Rodriguez, Scarponi, Basso, Schleck, Tiralongo, Uran e Pozzovivo, e começa o domingo com uma vantagem de nove segundos em relação a Joaquim Rodriguez. Já Roman Kreuziger, um dos cotados para o título deste ano, terminou em um segundo grupo, com seis segundos de atraso em relação aos principais rivais.

“Me senti bem.Quando alguns caras começaram a acelerar um pouco, percebi que eu tinha uma chance para testar minhas forças. Eu não estava realmente pensando em nada além de colocar um esforço e ver como o outro iriam reagir, mas tive sucesso na investida”, celebrou.

Os principais favoritos seguiram juntos nas duas montanhas do dia, ambas de categoria 1; mesmo com as quebras, eles seguiram juntos até o topo da última subida, com picos de 12% de inclinação. A situação mudou próximo ao final do estágio com ataque bem sucedido de Hesjedal. Rodriguez e Ivan Basso (Liquigas) tentaram contra-atacar, mas sem sucesso.

Já Amador, que havia conquistado um terceiro lugar neste Giro, chegou ao topo do pódio pela primeira vez em uma grande volta. Uma curiosidade que marca sua trajetória é o fato de ter sido agredido durante um treinamento no começo do ano passado na Costa Rica, onde teve sua bicicleta roubada e foi gravemente ferido. Hoje ele teve sua redenção.

Etapa
1 Andrey Amador Bakkazakova (CRc) Movistar Team 5:33:36
2 Jan Barta (Cze) Team NetApp
3 Alessandro De Marchi (Ita) Androni Giocattoli 0:00:02
4 Ryder Hesjedal (Can) Garmin - Barracuda 0:00:20
5 Paolo Tiralongo (Ita) Astana Pro Team 0:00:46
6 Rigoberto Uran Uran (Col) Sky Procycling
7 Joaquim Rodriguez Oliver (Spa) Katusha Team
8 Thomas De Gendt (Bel) Vacansoleil-DCM Pro Cycling Team
9 Michele Scarponi (Ita) Lampre - ISD
10 John Gadret (Fra) AG2R La Mondiale

Geral
1 Ryder Hesjedal (Can) Garmin - Barracuda 59:55:28
2 Joaquim Rodriguez Oliver (Spa) Katusha Team 0:00:09
3 Paolo Tiralongo (Ita) Astana Pro Team 0:00:41
4 Sandy Casar (Fra) FDJ-Big Mat 0:01:05
5 Ivan Basso (Ita) Liquigas-Cannondale 0:01:06
6 Roman Kreuziger (Cze) Astana Pro Team 0:01:07
7 Benat Intxausti Elorriaga (Spa) Movistar Team
8 Rigoberto Uran Uran (Col) Sky Procycling 0:01:19
9 Michele Scarponi (Ita) Lampre - ISD 0:01:20
10 Domenico Pozzovivo (Ita) Colnago - CSF Inox 0:01:21

Fonte: Prologo

Nenhum comentário:

Postar um comentário