terça-feira, 15 de maio de 2012

Vitória do oportunismo




Por Tadeu Matsunaga

Um final conturbado marcou o encerramento da 9ª etapa do Giro 2012. Mais uma vez a decisão foi marcada pela queda de alguns favoritos no último quilômetro do estágio. Quem se beneficiou foi o espanhol Francisco Ventoso (Movistar), que venceu o sprint final em Frosinone, superando Fabio Felline (Androni-Giocatolli).

Com o resultado, Ventoso repetiu a performance do último ano quando venceu uma etapa em solo italiano. No entanto, o ciclista da Movistar não estava cotado entre os grandes favoritos do dia, já que Matthew Goss e Mark Cavendish provaram ser os principais velocistas da elite mundial na atualidade.

Uma ascensão nos últimos cinco quilômetros protagonizou inúmeros ataques, entre eles do espanhol Joaquim Rodriguez (Katusha), mas o trabalho da equipe Garmin-Barracuda neutralizou as ações de “Purito”, e levou a decisão para o sprint final.

Como a subida selecionou parte do grupo, velocistas que passam bem escaladas ou passistas com “punch” tinham o encerramento da etapa propício para suas características. Nos últimos 500 metros, a GreenEDGE trabalhou para mais uma vitória de Goss, enquanto a Farnese embalou Pozzato. Cavendish, sem o trem da Sky, não aparecia na cabeça do grupo, mas um acidente mudou o destino da prova. Goss saiu do traçado de seu embalador, e ao tentar retornar ao pelotão se chocou com Pozzato e JJ Haedo. Os três provocaram uma grande confusão, o que impediu que parte do pelotão principal prosseguisse para a meta.

Ventoso soube aproveitar a oportunidade e com facilidade conquistou a vitória para a Movistar, seguido por Felline e Nizollo, segundo e terceiro respectivamente. Mesmo com o acidente, as classificações no geral, pontos, montanha e melhor jovem foram mantidas.

Nesta terça-feira, a 10ª etapa reserva mais um final em subida. Serão três nesta semana, o que deverá mexer com a disputa pela maglia rosa.

Etapa
1 Francisco José Ventoso Alberdi (Spa) Movistar Team 3:39:15
2 Fabio Felline (Ita) Androni Giocattoli
3 Giacomo Nizzolo (Ita) RadioShack-Nissan
4 Damiano Caruso (Ita) Liquigas-Cannondale
5 Daniel Schorn (Aut) Team NetApp
6 Alexander Kristoff (Nor) Katusha Team
7 Ryder Hesjedal (Can) Garmin - Barracuda
8 Matthias Brandle (Aut) Team NetApp
9 Manuel Belletti (Ita) AG2R La Mondiale
10 Daryl Impey (RSA) Orica GreenEdge Cycling Team

Geral 
1 Ryder Hesjedal (Can) Garmin - Barracuda 36:02:40
2 Joaquim Rodriguez Oliver (Spa) Katusha Team 0:00:09
3 Paolo Tiralongo (Ita) Astana Pro Team 0:00:15
4 Roman Kreuziger (Cze) Astana Pro Team 0:00:35
5 Benat Intxausti Elorriaga (Spa) Movistar Team
6 Ivan Basso (Ita) Liquigas-Cannondale 0:00:40
7 Damiano Caruso (Ita) Liquigas-Cannondale 0:00:45
8 Dario Cataldo (Ita) Omega Pharma-Quickstep 0:00:46
9 Frank Schleck (Lux) RadioShack-Nissan 0:00:48
10 Eros Capecchi (Ita) Liquigas-Cannondale 0:00:52



Fonte: Prologo

Nenhum comentário:

Postar um comentário