sexta-feira, 11 de maio de 2012

Pequeno Gigante


Miguel Rubiano dá show; Malori é o maglia rosa



Por Tadeu Matsunaga

Miguel Rubiano (Androni Giocatolli) venceu a 6ª etapa do Giro 2012 – um percurso de 207 km entre Urbino - Porto Sant'Elpidio, que marcou o primeiro estágio de montanha da competição. Presente na principal fuga do dia, Rubiano atacou em uma das subidas do dia, a 33 km da meta, e seguiu sozinho para conquistar sua primeira vitória em grandes voltas.

O desempenho de Rubiano lhe garantiu não apenas o triunfo, mas também a camisa azul, de melhor escalador. O ritmo nas subidas foi alucinante desde o começo, com a equipe dos principais contenders ditando o ritmo e promovendo inúmeras quebras no pelotão. Muitos velocistas ficaram pelo caminho, assim como o, até então, maglia rosa Ramunas Navardauskas (Garmin-Barracuda), que pouco desfrutou do privilégio de liderar a competição.

Se no grupo principal o cenário era de constantes quebras, o mesmo aconteceu na fuga do dia, com cerca de dez ciclistas. Com a sequência de ascensões, algumas com picos de 19, 20 % de inclinação, muitos escapados não resistiram à dureza do percurso, mas um protagonista surgiu. Rubiano lançou um forte ataque, deixando os companheiros de fuga para trás.

Determinado, o atleta sul-americano superou as subidas que vinham à frente, e administrou a vantagem para o quarteto formado por Malori, Golas, Dyachenko e Bennedetti. Com o pelotão preocupado em controlar possíveis ataques, o dilema não era pela vitória do colombiano, mas quem vestiria a camisa rosa. Rubiano ou Malori.

Nos quilômetros finais, já desgastado pelos mais de 30 km de fuga solitária, a vantagem do ciclista da Androni Giocatolli ficou próximo de um minuto. Rubiano cruzou a meta, sendo exaltado por um grande público presente na linha de chegada. Com a redução da vantagem, Malori, que ficou com a segunda posição no sprint, tornou-se o mais novo maglia rosa. Golas foi o 3º.

Tchau, Giro!

Não foi apenas a grande performance de Miguel Rubiano que chamou a atenção na 6ª etapa do Giro d’Italia, mas também os excessivos abandonos: Thor Hushovd, Tyler Farrar, Roman Feillu e Pablo Lastras.

Lastras, que figurou na fuga do dia, e Hushovd – ambos com quedas – não tiveram condição de seguir na competição. Já Farrar, que de sprinter de ponta passou a ser questionado por seus desempenhos abaixo da média, com uma lesão na mão também preferiu se retirar do Giro.

Etapa
1 Miguel Angel Rubiano Chavez (Col) Androni Giocattoli 5:38:30
2 Adriano Malori (Ita) Lampre - ISD 0:01:10
3 Michal Golas (Pol) Omega Pharma-Quickstep
4 Alexsandr Dyachenko (Kaz) Astana Pro Team
5 Cesare Benedetti (Ita) Team NetApp
6 Daryl Impey (RSA) Orica GreenEdge Cycling Team 0:01:51
7 Filippo Pozzato (Ita) Farnese Vini - Selle Italia
8 Fabio Sabatini (Ita) Liquigas-Cannondale
9 Francisco José Ventoso Alberdi (Spa) Movistar Team
10 Michal Kwiatkowski (Pol) Omega Pharma-Quickstep

Geral
1 Adriano Malori (Ita) Lampre - ISD 20:25:28
2 Michal Golas (Pol) Omega Pharma-Quickstep 0:00:15
3 Ryder Hesjedal (Can) Garmin - Barracuda 0:00:17
4 Miguel Angel Rubiano Chavez (Col) Androni Giocattoli 0:00:30
5 Christian Vande Velde (USA) Garmin - Barracuda 0:00:32
6 Joaquim Rodriguez Oliver (Spa) Katusha Team 0:00:36
7 Peter Stetina (USA) Garmin - Barracuda 0:00:37
8 Daniel Moreno Fernandez (Spa) Katusha Team 0:00:39
9 Enrico Gasparotto (Ita) Astana Pro Team
10 Luke Roberts (Aus) Team Saxo Bank 



Fonte: prologo

Nenhum comentário:

Postar um comentário