segunda-feira, 21 de maio de 2012

Rabottini e Rodriguez: gigantes em Resinelli




Por Tadeu Matsunaga

Matteo Rabottini (Farnese-Vini) venceu a 15ª etapa do Giro d’Italia – um percurso de 172 km entre Busto Arsizio - Lecco/Pian dei Resinelli. Único sobrevivente da fuga do dia, o italiano esteve escapado desde os primeiros quilômetros do dia e protagonizou um final de prova emocionante ao derrotar Joaquim Rodriguez (Katusha).

Foi uma performance de ousadia e coragem de Rabottini que teve pernas suficiente para suportar o intenso ritmo de Rodríguez. O espanhol realizou um poderoso ataque a cerca de 1 km da meta, superando os outros fugitivos e alcançando Rabottini a 300 metros do final, após quatro subidas categorizadas ao longo do trajeto.

O desempenho de Rodríguez, que terminou na segunda posição, foi suficiente para o ciclista da Katusha recuperar a maglia rosa de Ryder Hesjedal (Garmin-Barracuda) há uma semana do final da competição depois de perdê-la na 14ª etapa. ‘Purito’ terminou a etapa com 23 segundos de vantagem para Scarponi e Basso; 26 segundos de Kreuziger e 36 segundos de Hesjedal.

Rabottini e Bonnafond (AG2r) atacaram nos quilômetros iniciais na subida em Pian dei Resinelli, e logo abriram uma diferença confortável que chegou a nove minutos após 50 quilômetros percorridos. A medida que o pelotão forçou o ritmo,Frank Schleck (RadioShack) abandonou a prova queixando-se de dores após uma queda no começo da semana.

Emanuele Sella (Androni) ,Amets Txurruka (Euskaltel), Damiano Cunego (Lampre), Alberto Losada (Katusha) e outros ciclistas iniciaram um grupeto de perseguição a fuga, com Cunego chegando até mesmo a vestir a camisa rosa de maneira provisória. Porem, o pelotão trabalhou forte nas duas últimas montanhas e cortou a diferença dos fugitivos.

Por um momento, Basso chegou a sobrar, mas se juntou novamente aos principais favoritos na subida final. O ciclista da Liquigas chegou até mesmo a acelerar o rimo nos últimos quilômetros, mas quem colocou as cartas na mesa foi Joaquim Rodriguez, reagindo ao ataque de Scarponi e tornando-se líder do Giro, as vésperas do segundo dia de descanso da competição.

Etapa

1Matteo Rabottini (Ita) Farnese Vini - Selle Italia 5:15:30
2Joaquim Rodriguez Oliver (Spa) Katusha Team
3 Alberto Losada Alguacil (Spa) Katusha Team 0:00:23
4 Sergio Luis Henao Montoya (Col) Sky Procycling 0:00:25
5 Michele Scarponi (Ita) Lampre - ISD
6 Ivan Basso (Ita) Liquigas-Cannondale
7 Stefano Pirazzi (Ita) Colnago - CSF Inox 0:00:29
8 Roman Kreuziger (Cze) Astana Pro Team
9John Gadret (Fra) AG2R La Mondiale
10 Amets Txurruka (Spa) Euskaltel - Euskadi

Geral

1Joaquim Rodriguez Oliver (Spa) Katusha Team 65:11:07
2 Ryder Hesjedal (Can) Garmin - Barracuda 0:00:30
3 Ivan Basso (Ita) Liquigas-Cannondale 0:01:22
4 Paolo Tiralongo (Ita) Astana Pro Team 0:01:26
5 Roman Kreuziger (Cze) Astana Pro Team 0:01:27
6 Michele Scarponi (Ita) Lampre - ISD 0:01:36
7 Benat Intxausti Elorriaga (Spa) Movistar Team 0:01:42
8Sergio Luis Henao Montoya (Col) Sky Procycling 0:01:55
9 Dario Cataldo (Ita) Omega Pharma-Quickstep 0:02:12
10 Sandy Casar (Fra) FDJ-Big Mat 0:02:13



Fonte: Prologo

Nenhum comentário:

Postar um comentário