terça-feira, 15 de maio de 2012

Rodriguez veste a maglia rosa




Por Tadeu Matsunaga

No primeiro final em subida que envolve a segunda semana do Giro d’Italia, o espanhol Joaquim Rodriguez (Katusha) fez prevalecer sua característica de escalador (principalmente em subidas curtas e íngremes) e conquistou a 10ª etapa da competição na cidade de Assisi, além de vestir a tão cobiçada maglia rosa.

‘Purito’ Rodriguez contou com o trabalho de seu principal gregário, Daniel Moreno, para resistir aos duros quatro quilômetros de subida. Com o resultado, ele entrou para o grupo de ciclistas que venceram nas três grandes voltas do ciclismo: Tour de France, Giro d’Italia e a Vuelta a España, e saltou para a primeira posição na classificação geral – um objetivo dele e do time russo.

Como esperado, o pelotão, contando com a colaboração das equipes Garmin, Astana e Liquigas, neutralizou a fuga no pé da montanha, assim como o ataque de Rigoberto Uran e Johan Gadret, e deixou a decisão nas mãos dos escaladores.

Com 800m para o final, a surpresa do dia, Bartosz Huzarski, acelerou e foi seguido por Rodriguez e Giovanni Visconti (Movistar). O ritmo do ciclista da NetApp quebrou o pelotão principal, que ficou dividido entre os três e um grupeto com cerca de 15 ciclistas, liderado por Gadret e Pozzovivo um pouco mais atrás.

Nos metros finais, Rodriguez ultrapassou Huzarski e conseguiu abrir uma pequena vantagem sobre o polonês , chegando ao primeiro lugar e, beneficiado pela bonificação, assumindo a primeira posição no Giro. Visconti foi o terceiro. Com um atraso de 06 segundos, Pozzovivo e Gadret completaram os cinco primeiros colocados.

No mesmo grupo chegaram Scarponi, Basso e Kreuziger. Já Jose Rujano (Androni), com 15s de atraso, e Frank Schleck (RadioShack), com 26s de atraso, foram os maiores prejudicados no que diz respeito aos favoritos pela camisa rosa. Matthew Goss (GreenEDGE) manteve a camisa por pontos, assim como Miguel Rubiano (Androni), na classificação por montanha, e Damiano Caruso (Liquigas), como melhor jovem.

Nesta quarta-feira, o pelotão percorre 243 km entre Assisi e Montecatini Terme, naquela que será a mais longa etapa da competição e propicia aos velocistas.

Etapa 
1 Joaquim Rodriguez Oliver (Spa) Katusha Team 4:25:05
2 Bartosz Huzarski (Pol) Team NetApp 0:00:02
3 Giovanni Visconti (Ita) Movistar Team
4 Domenico Pozzovivo (Ita) Colnago - CSF Inox 0:00:06
5 John Gadret (Fra) AG2R La Mondiale
6 Ryder Hesjedal (Can) Garmin - Barracuda
7 Tom Jelte Slagter (Ned) Rabobank Cycling Team
8 Dario Cataldo (Ita) Omega Pharma-Quickstep
9 Roman Kreuziger (Cze) Astana Pro Team
10 Rigoberto Uran Uran (Col) Sky Procycling

Geral 1 Joaquim Rodriguez Oliver (Spa) Katusha Team 40:27:34
2 Ryder Hesjedal (Can) Garmin - Barracuda 0:00:17
3 Paolo Tiralongo (Ita) Astana Pro Team 0:00:32
4 Roman Kreuziger (Cze) Astana Pro Team 0:00:52
5 Benat Intxausti Elorriaga (Spa) Movistar Team
6 Ivan Basso (Ita) Liquigas-Cannondale 0:00:57
7 Damiano Caruso (Ita) Liquigas-Cannondale 0:01:02
8 Dario Cataldo (Ita) Omega Pharma-Quickstep 0:01:03
9 Eros Capecchi (Ita) Liquigas-Cannondale 0:01:09
10 Rigoberto Uran Uran (Col) Sky Procycling 0:01:10



Fonte: Prologo


Nenhum comentário:

Postar um comentário