domingo, 13 de maio de 2012

Bravíssimo, Paolo!

Bravíssimo, Paolo!
Por Tadeu Matsunaga

Um final emblemático marcou a 7ª etapa do Giro 2012. Paolo Tiralongo (Astana) superou os principais escaladores do pelotão e conquistou a vitória na subida final em Rocca di Cambio. O italiano, que tem como especialidade as clássicas, superou o atual campeão da competição Michele Scarponi (Lampre).

Com a fuga principal neutralizada, Stefano Pirazzi (Colnago) e Herrada Lopez (Movistar) escaparam no começo da montanha, com média de 4% de inclinação e picos de 10% de inclinação, mas o bom trabalho do pelotão, liderado pelas equipes Astana, Garmin e Liquigas, deixou a decisão em aberto.

Damiano Cunego “escoltou” Scarponi até o topo e selecionou o grupo principal, com Rujano, Kreuziger, Hesjedal, Basso, Gadret, Tiralongo, Nieve, Intxausti, Schleck, Rodriguez e Moreno. Uma prévia do que deverá se repetir na etapa deste domingo, com mais um final em subida.

Precisando recuperar parte do tempo perdido nas etapas de contrarrelógio, Scarponi protagonizou um forte ataque, com Tiralongo seguindo em sua roda. Schleck, Rodriguez e Hesjedal, na sequência, também atacaram, promovendo uma pequena quebra entre os favoritos.

O ciclista da Lampre parecia “mais inteiro”, porém foi surpreendido por um forte Tiralongo, que mostrou “punch” a 100 metros da meta e conquistou a vitória para o time cazaque. O esforço foi tamanho, que o italiano ficou estendido no chão depois de cruzar a meta. Frank Schleck terminou em 3º, com Purito Rodriguez – um dos favoritos do dia – na 4ª posição.

Mais uma vez a maglia rosa mudou de dono. Adriano Malori (Lampre) não esteve sequer próximo de manter a camisa, tendo sobrado no início da subida. O canadense Ryder Hesjedal, que tinha apenas 17s de atraso em relação ao italiano e terminou a etapa com um quinto lugar, tornou-se o novo líder da competição.

Clas. etapa

1 Paolo Tiralongo (Ita) Astana Pro Team 5:51:03
2 Michele Scarponi (Ita) Lampre - ISD
3 Frank Schleck (Lux) RadioShack-Nissan 0:00:03
4 Joaquim Rodriguez Oliver (Spa) Katusha Team
5 Ryder Hesjedal (Can) Garmin - Barracuda 0:00:05
6 Domenico Pozzovivo (Ita) Colnago - CSF Inox 0:00:09
7 Daniel Moreno Fernandez (Spa) Katusha Team
8 Ivan Basso (Ita) Liquigas-Cannondale
9 Mikel Nieve Ituralde (Spa) Euskaltel - Euskadi 0:00:11
10 Gianluca Brambilla (Ita) Colnago - CSF Inox

Clas. Geral 

1 Ryder Hesjedal (Can) Garmin - Barracuda 26:16:53
2 Paolo Tiralongo (Ita) Astana Pro Team 0:00:15
3 Joaquim Rodriguez Oliver (Spa) Katusha Team 0:00:17
4 Christian Vande Velde (USA) Garmin - Barracuda 0:00:21
5 Peter Stetina (USA) Garmin - Barracuda 0:00:26
6 Daniel Moreno Fernandez (Spa) Katusha Team
7 Roman Kreuziger (Cze) Astana Pro Team 0:00:35
8 Ivan Basso (Ita) Liquigas-Cannondale 0:00:40 9 Damiano Caruso (Ita) Liquigas-Cannondale 0:00:45
10 Dario Cataldo (Ita) Omega Pharma-Quickstep 0:00:46





Nenhum comentário:

Postar um comentário