segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Brasileiros fazem dobradinha na 4ª etapa do Tour de ciclismo

Dois ciclistas brasileiros da equipe Funvic, de Pindamonhangaba, interior de São Paulo, subiram ao pódio na quarta e penúltima etapa do Tour do Rio 2011 realizada neste sábado. Com o tempo de 4h41min15s, Magno Nazaret cruzou a linha de chegada dez segundos antes de seu colega, o cearense Antonio Nascimento.
Por ter um o percurso mais longo da competição, com 197 quilômetros, a etapa foi uma das mais difíceis para os atletas que partiram às 7h de Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, com destino à Rio das Ostras, no litoral norte do Estado. O trajeto incluiu duas serras e trechos urbanos.

A disputa foi intensa com a equipe da Colômbia, acostumada com trechos de montanha. Entre os 12 primeiros colocados, estão os cinco atletas do país e três brasileiros. “Foi difícil, eles estavam mais fortes. Felizmente eu ainda tinha um pouco de força para atacar no final e consegui chegar. Estou muito satisfeito com a vitória”, afirmou Magno.
Além do segundo lugar, Antonio Nascimento venceu as duas metas de montanha da prova, e assumiu a ponta da classificação geral da categoria. Em razão disso, ele foi presenteado com a camisa branca de bolas vermelhas. “É uma realização muito grande. Embora eu esteja vestindo essa camisa o resultado é da equipe”.

Nascimento falou ainda que a meta inicial da equipe era neutralizar os adversários que tentassem atacar na montanha para garantir a camisa na primeira meta montanha. Após isso, os ciclistas acabaram se dividindo em dois pelotões. “E, em um grupo mais seleto, a segunda meta foi alcançada com mais facilidade”, disse.

Apesar da dobradinha brasileira, o colombiano Juan Suarez, da equipe EPM-Une Colômbia, permanece líder da competição, permanecendo com a camisa amarela. Já o brasileiro Rafael Andriato, da equipe italiana Petroli Firenze, que terminou a etapa de sexta em segundo lugar, deixou a lista dos dez primeiros colocados ao chegar, neste sábado, em 44º lugar. Agora ele ocupa a 14ª posição na lista geral.

O argentino Edgardo Simon, vencedor da primeira etapa do Tour, permaneceu com a camisa verde. Mesmo sem ter ganhado nenhuma meta neste sábado, ele ainda acumula o maior número de pontos como velocista.
Com a marca de 4h41min25s, o americano Tyler Wren, da equipe Jamis Sutter Home Pro Cycling, garantiu o terceiro lugar.
Ao todo, 85 ciclistas participaram da etapa. Quatro deles abandonaram e estão fora da quinta e última prova que acontece neste domingo. Os 81 ciclistas restantes partirão de Rio das Ostras com destino ao Rio de Janeiro, às 7h.

Confira a classificação geral após a quarta etapa do Tour do Rio:

1. Juan Suarez – EPM – Une Colômbia – 14h50min56
2. Jaime Castaneda – EPM – Une Colômbia – 14h51min23
3. Edward Beltran – EPM – Une Colômbia – 14h51min26
4. Javier Gomez – EPM – Une Colômbia – 14h51min39
5. Antonio Nascimento – Funvic/Pindamonhangaba – 14h51min53
6. Robigzon Oyola – EPM – Une Colômbia – 14h52min57
7. Tyler Wren – Jamis Sutter Home Pro Cycling – 14h53min29
8. James Driscoll – Jamis Sutter Home Pro Cycling – 14h53min33
9. Rafael Abreu – EPM – Une Colômbia – 14h53min45
10. Ibon Zugasti – MMR – Spiuk P/B Start Cycling – 14h53min50

Com informações de terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário