terça-feira, 23 de agosto de 2011

Moreno brilha em Sierra Nevada

Na primeira etapa de montanha da Vuelta a España, quando muitos esperavam ataques entre os favoritos, que venceu foi o Daniel Moreno (Katusha). O ciclista saltou do pelotão a 5 km da meta e logo alcançou os escapados do dia. Nos 500 metros finais em Sierra Nevada, o espanhol atacou o dinamarquês Chris Sorensen (Saxo Bank) e conquistou uma brilhante vitória para o time russo.

A fuga do dia foi protagonizada por sete ciclistas: Guillaume Bonnafond (Ag2r-La Mondiale), Matthew Busche (RadioShack), Yohan Bagot (Cofidis), Thomas Rohregger (Leopard-Trek), Eduard Vorganov (Katusha), José Vicente Toribio (Andalucía-Caja Granada) e Koen de Kort (Skil-Shimano).

No início da última subida do dia, com 23 km e trechos de 10% de inclinação, parte dos escapados sobraram. E o grupo que era de sete atletas se reduziu a quatro. Bonnafond, Busche, Vorganov e Rohregger. No pelotão, Robert Kiserlovski (Astana) e Sorensen foram os primeiros a atacar; seguidos por Daniel Moreno.Os três alcançaram a fuga, porém, nos últimos quilômetros, apenas o espanhol e o dinamarquês resistiram ao ritmo frenético do grupo principal, que era liderado pela Rabobank e Liquigas.

Com o resultado, Moreno assumiu a liderança na classificação de montanha e combinada. Já o francês Sylvain Chavanel (QuickStep), mesmo sem a vitória, assumiu a liderança geral da prova no lugar de Pablo Lastras (Movistar), que teve que se contentar em manter a camisa verde.

Antón sofre e vê titulo mais longe

Apontado como um dos favoritos ao título e na 4ª etapa, Igor Antón (Euskaltel) teve uma performance aquém do esperado. O espanhol não teve ritmo para acompanhar o grupo principal antes da metade da última subida do dia, em Sierra Nevada.

Com dificuldades, ele foi auxiliado pelos companheiros de equipe Gorka Verdugo e Amets Txurruka, ainda assim, teve uma perda significativa: 1min38s em relação ao vencedor da etapa e 1min27s para os principais adversários e viu as chances de brigar pela camisa vermelha diminuírem consideravelmente.

Cavendish dá adeus a Vuelta

O ciclista britânico abandonou a competição no Puerto de los Blancares – segunda montanha da etapa, considerada de 3ª categoria, a cerca de 40 quilômetros da meta, em Sierra Nevada.

Cavendish, que tinha a ambição de conquistar mais vitórias no sprint durante a Vuelta, aparentemente sofreu com as elevadas temperaturas e se retirou da prova, o que abre uma grande lacuna para as próximas etapas planas, com possibilidades para outros velocistas que tem vivido com a sombra do britânico
recentemente.

Classificaçção etapa

1 Daniel Moreno Fernandez (Spa) Katusha Team 4:51:53
2 Chris Anker Sörensen (Den) Saxo Bank Sungard 0:00:03
3 Daniel Martin (Irl) Team Garmin-Cervelo 0:00:11
4 Joaquin Rodriguez Oliver (Spa) Katusha Team
5 Przemyslaw Niemiec (Pol) Lampre - ISD
6 Sergey Lagutin (Uzb) Vacansoleil-DCM Pro Cycling Team
7 Jurgen Van Den Broeck (Bel) Omega Pharma-Lotto
8 Wout Poels (Ned) Vacansoleil-DCM Pro Cycling Team
9 Michele Scarponi (Ita) Lampre - ISD
10 Bauke Mollema (Ned) Rabobank Cycling Team

Classificação geral

Sylvain Chavanel (Fra) Quickstep Cycling Team 13:19:09
2 Daniel Moreno Fernandez (Spa) Katusha Team 0:00:43
3 Jakob Fuglsang (Den) Leopard Trek 0:00:49
4 Maxime Monfort (Bel) Leopard Trek
5 Vincenzo Nibali (Ita) Liquigas-Cannondale 0:00:53
6 Kanstantsin Sivtsov (Blr) HTC-Highroad 0:00:58
7 Fredrik Kessiakoff (Swe) Pro Team Astana 0:00:59
8 Sergio Pardilla Belllón (Spa) Movistar Team 0:01:03
9 Marzio Bruseghin (Ita) Movistar Team
10 Kevin Seeldraeyers (Bel) Quickstep Cycling Team 0:01:04

Fonte: Prologo

Nenhum comentário:

Postar um comentário