terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Tour de San Luis - Chicchi supera Haedo


Por Tadeu Matsunaga

Francesco Chicchi (Omega Pharma-QuickStep) venceu a 1ª etapa do Tour de San Luis – um percurso de 189.3 km entre San Luis e Villa Mercedes. A chegada foi decidida no sprint e no photofinish, já que o italiano cruzou a meta lado a lado com JJ Haedo (Saxo Bank). O resultado já coloca Chicchi um patamar acima do que o visto em 2011 quando ficou sem vitórias na temporada.

Chicchi contou com um grande trabalho do companheiro Tom Boonen. O belga quebrou o trem da SaxoBank e da Movistar e permitiu um ataque do ciclista italiano a cerca de 1 km da meta.

“Devo agradecer toda a equipe pelo grande trabalho que eles fizeram e a confiança que depositaram em mim”, disse Chicchi. “Meus companheiros de equipe fizeram um trabalho esplêndido e conseguimos quebrar o grupo em várias partes. Quando eu levantei minha cabeça, eu vi Chavanel, Leipheimer e Boonen, todos trabalhando para mim, e meu único pensamento era que eu não podia decepcioná-los.”

“Ter um último homem como Boonen foi sensacional. Tom lançou-me perfeitamente. Nos metros finais eu vi que Haedo estava chegando próximo. Dei tudo o que tinha no sprint e conseguiu terminar à frente dele. É uma alegria enorme.”

O forte ritmo na parte final da prova promoveu uma quebra no pelotão, com um grupo de 33 ciclistas cruzando a meta no mesmo tempo do líder da competição (Chicchi). Alberto Contador (Saxo Bank) terminou em 21º. O melhor brasileiro foi Magno Prado Nazeret (Pindamonhangaba), que ficou na 26ª posição. Já Renato Seabra (Brasil) e Breno Sidoti (Pindamonhangaba) encerraram a etapa com 2min09s de atraso.

Em relação ao clima, se os europeus esperavam por sol e altas temperaturas, acabaram enfrentando um início de Tour mais drástico do que poderiam imaginar. O tempo instável trouxe chuva e granizo para a região da corrida, que foi marcada por algumas quedas e abandonos.

Adélio abandona
Ciclista do time pindense, Adélio Silva abandonou o Tour de San Luis logo na 1ª etapa. Na metade da prova, Silva foi envolvido em uma queda com 20 ciclistas. Entre eles o companheiro Otávio Bulgarelli. Sem condições de prosseguir, ele foi a primeira baixa brasileira na competição.

Etapa
1 Francesco Chicchi (Ita) Omega Pharma - Quick Step 4:53:18
2 Juan Jose Haedo (Arg) Team Saxo Bank
3 Mauro Richeze (Arg) Argentina
4 Luis Mansilla (Chi) Chile
5 Jimmy Casper (Fra) Ag2R-La Mondiale
6 Sonny Colbrelli (Ita) Colnago-CSF Inox
7 Fco. Jose Ventoso (Spa) Movistar
8 Samuel Caldeira (Por) Carmin-Prio
9 Jacob Keough (USA) Unitedhealtchare
10 Stefan Schumacher (Ger) Christina Watches

Geral
1 Francesco Chicchi (Ita) Omega Pharma - Quick Step 4:53:08
2 Juan Jose Haedo (Arg) Team Saxo Bank 0:00:04
3 Mauro Richeze (Arg) Argentina 0:00:06
4 Paolo Locatelli (Ita) Colnago-CSF Inox 0:00:09
5 Luis Mansilla (Chi) Chile 0:00:10
6 Jimmy Casper (Fra) Ag2R-La Mondiale
7 Sonny Colbrelli (Ita) Colnago-CSF Inox
8 Fco. Jose Ventoso (Spa) Movistar
9 Samuel Caldeira (Por) Carmin-Prio
10 Jacob Keough (USA) Unitedhealtchare

Fonte: Prologo

Nenhum comentário:

Postar um comentário