segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Gerrans é bicampeão no Tour Down Under

Por Tadeu Matsunaga

Um começo de temporada dentro da expectativa, ou seja, com êxito nas competições em que esteve presente. Assim tem sido este início de ano para a GreenEDGE, que viu o australiano Simon Gerrans sagrar-se campeão do Tour Down Under 2012. Neste domingo, o campeão nacional de estrada apenas teve como obrigação completar a 6ª e última etapa da competição e assim confirmar o título para a alegria de seus compatriotas.

Gerrans assumiu a liderança do TdU na etapa-rainha da prova depois de terminar com a segunda posição na única etapa de montanha da competição, perdendo por meia roda para o espanhol Alejandro Valverde (Movistar), que terminou em 2º no geral. O português Tiago Machado (RadioShack-Nissan) foi o terceiro.

"É simplesmente fantástico", disse Gerrans emocionado. "Eu nem tenho como agradecer meus companheiros de equipe da maneira que eles merecem. Fiquei muito surpreso quando assumiu a liderança no final da 5ª etapa. É uma vitória fantástica para GreenEDGE. Não poderia pedir uma maneira mais perfeita de começar a temporada”, celebrou Gerrans, que já havia ganhado a corrida em 2006.

O último estágio foi vencido pelo alemão Andre Greipel (Lotto Belisol). Bicampeão da prova, ele chegou a vestir a camisa de líder, mas sobrou na etapa-rainha e deu adeus as chances de mais um título. Com o resultado, Greipel assegurou seu terceiro triunfo na prova. Mark Renshaw (Rabobank) e Alessandro Petacchi (Lampre) cruzaram a linha de chegada em segundo e terceiro, respectivamente.

A principal fuga do dia foi marcada por Bernard Sulzberger, Jay McCarthy (UniSA-Australia), Luke Durbridge, Cameron Meyer (GreenEdge), Martijn Maaskant (Garmin-Barracuda), Adam Hansen (Lotto-Belisol), Sergey Lagutin (Vacansoleil-DCM), Mathew Hayman (Sky), Gorka Izagirre (Euskatel-Euskadi), Matteo Trentin (Omega Pharma-Quickstep), Greg Van Avermaet (BMC), Davide Cimolai (Lampre-ISD), Jens Voigt (Radioshack-Nissan), William Bonnet (FDJ-BigMat), Sergio Paulinho e Jonas Jorgensen (Saxo Bank).

Class. Etapa

1 André Greipel (Ger) Lotto-Belisol 1:56:48
2 Mark Renshaw (Aus) Rabobank
3 Alessandro Petacchi (Ita) Lampre - ISD
4 Yauheni Hutarovich (Blr) FDJ - BigMat
5 Jose Joaquin Rojas (Spa) Movistar
6 Edvald Boasson Hagen (Nor) Sky Procycling
7 Romain Feillu (Fra) Vacansoleil -DCM
8 Jonathan Cantwell (Aus) Team Saxo Bank
9 Fabio Sabatini (Ita) Liquigas - Cannondale
10 Manuel Belletti (Ita) AG2R La Mondiale

Class. Geral

1 Simon Gerrans (Aus) GreenEDGE 20:46:12
2 Alejandro Valverde (Spa) Movistar
3 Tiago Machado (Por) RadioShack-Nissan 0:00:08
4 Michael Rogers (Aus) Sky Procycling 0:00:14
5 Rohan Dennis (Aus) UNI SA - Australia
6 Jan Bakelants (Bel) RadioShack-Nissan 0:00:16
7 Edvald Boasson Hagen (Nor) Sky Procycling 0:00:18
8 Javier Moreno (Spa) Movistar 0:00:23
9 Michael Matthews (Aus) Rabobank 0:00:29
10 Eduard Vorganov (Rus) Katusha 0:00:32

Nenhum comentário:

Postar um comentário