quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Fruto do planejamento

Sorocaba ganha status, mostra profissionalismo e sonha alto em 2012


Por Tadeu Matsunaga

Assim como no pelotão ProTeam, alguns times tem maior preponderância no ciclismo brasileiro e tem consolidada um status por assim dizer, entretanto, algumas equipes postulam e almejam um papel mais destacado. O exemplo mais claro é o time de Sorocaba (Real Cycling Team, ex-Padaria Real).
Em menos de cinco anos de existência, a equipe do interior paulista deu um salto de qualidade e hoje engloba o trio brasileiro – junto com Pindamonhangaba e DataRo – que tem a licença AmericaTour, se tornando uma esquadra com o selo Continental.

Para quem não sabe, a cidade de Sorocaba é uma das mais avançadas, em nível de infra-estrutura para as bicicletas, com diversos projetos ligados a bicicleta, além de possuir vários quilometros de ciclovias com ótima infra-estrutura, segurança e conservação.

A Real Cycling Team, como passou a ser chamada, colheu frutos do planejamento e compromisso com o esporte. O apoio da Prefeitura local auxiliou no desenvolvimento do programa que hoje faz do time um dos principais do Brasil.

Reflexo disso foi o desempenho na última temporada. Um elenco competitivo, com ciclistas consagrados e outros promissores – um equilíbrio que deu certo, e que trouxe de volta a Caloi para o pelotão nacional.

O argentino Edgardo Simon, que exerce papel de ciclista e diretor técnico da equipe ao lado de Erlon Marum, liderou o Tour do Rio em duas etapas, além de conquistar uma vitória por etapa. Mas o principal triunfo aconteceu na Volta de São Paulo, com o potiguar José Eriberto, que conquistou o título da competição e colocou o time em um patamar ainda mais elevado. A regularidade de Eriberto, premiou o ciclista com o primeiro lugar no ranking nacional.

Se a intenção é melhorar cada vez mais, a equipe começou a temporada 2012 com o pé direito e com um reforço de peso, diga-se de passagem. Principal nome nos sprints, o argentino radicado no Brasil Francisco Chamorro assinou com a equipe e em sua estreia venceu a Copa America de Ciclismo, no Rio de Janeiro.

Em seu primeiro ano com licença AmericaTour, os planos começam a ficar mais ambiciosos, com a participação em provas fora do país (Rutas Del Sol e Volta do Uruguai), em busca de uma evolução ainda maior, que traria um retorno não apenas para o time de Sorocaba, como para o ciclismo brasileiro


Fonte: Prologo

Nenhum comentário:

Postar um comentário