quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Tô nem aí!

Contador ataca na montanha, vence 3ª etapa em San Luis e reforça seu talento como escalador próximo ao julgamento do TAS

Por Tadeu Matsunaga

O espanhol Alberto Contador (Saxo Bank) venceu a 3ª etapa do Tour de San Luis e comprovou que, mesmo com a polêmica do doping prestes a se resolver e sem saber a posição final do TAS, não teme nenhuma represália por parte da entidade. Sem poupar esforços, o “Pistoleiro” atacou na subida final, em Mirador del Potrero, para celebrar mais um triunfo na carreira e assumir a liderança da competição após 168.2 km de percurso.

Um grupo com cerca de 20 ciclistas chegou ao início da montanha final. Além de Contador, Vincenzo Nibali (Liquigas), Giovanni Visconti (Movistar, Levi Leipheimer (Omega Pharma-QuickStep), Jose Serpa (Androni-Giocatolli) e Stefan Schumacher (Christina Watches). Magno Nazaret (Pindamonhangaba) resistiu ao ritmo imposto pelos gregários do espanhol e também se manteve como único brasileiro no bloco principal.

Apesar de algumas tentativas de ataque, o destino da etapa se definiu a 1 km do final. Contador fez o habitual. Atacou e provocou a quebra gradativa do grupo. Apesar dos esforços de Nibali, Serpa e Schumacher, apenas Leipheimer não hesitou e se manteve próximo ao espanhol – mas sem ameaçar sua vitória.

O resultado foi muito celebrado pelo diretor técnico da Saxo Bank Philippe Mauduit. “ Foi um dia perfeito para nós, com controle total dentro da prova", disse. "Na primeira montanha do dia colocamos Jesus (Hernandez) na fuga durante a subida, o que que permitiu um controle maior das ações dos adversários e permitiu o ataque de Alberto (Contador)na subida final.”

"Ele foi excelente. Naturalmente, ele não está no topo da sua forma, mas ainda assim ele é excepcional. Foi simplesmente emocionante vê-lo atacar daquela forma, ganhar a nossa primeira corrida na temporada. Agora vamos defender a camisa de líder”, enfatizou.

A principal fuga do dia foi marcada por Cayetano Sarmiento (Liquigas-Cannondale), Sylvain Chavanel (Omega Pharma-Quick Step), Sergio Godoy, Alvaro Argiro e Eduardo Sepulveda (Argentina), Miguel Rubiano (Androni Giocattoli) Stiver Ortiz e Mauricio Ardila (Colombia-Comcel), Magno Nazaret (Funvic), David Livramento (Carmin-Prio) e Karol Domagalski (Caja Rural).


Classificação da etapa
1 Alberto Contador Velasco (Spa) Team Saxo Bank 4:29:27
2 Levi Leipheimer (USA) Omega Pharma-QuickStep
3 Miguel Angel Rubiano Chavez (Col) Androni Giocattoli 0:00:05
4 Stefan Schumacher (Ger) Christina Watches-Ofone 0:00:09
5 Daniel Diaz (Arg) San Luis Somos Todos 0:00:12
6 Cayetano José Sarmiento Tunarrosa (Col) Liquigas-Cannondale 0:00:26
7 Vincenzo Nibali (Ita) Liquigas-Cannondale
8 Jose Rodolfo Serpa Perez (Col) Androni Giocattoli
9 Luis Mansilla (Chi) Chile
10 Giovanni Visconti (Ita) Movistar 0:00:35
22 Magno Prado Nazaret (Bra) Funvic-Pidamonhangab 0:00:59

Classificação geral
1 Alberto Contador Velasco (Spa) Team Saxo Bank 12:45:15
2 Levi Leipheimer (USA) Omega Pharma-QuickStep 0:00:04
3 Stefan Schumacher (Ger) Christina Watches-Ofone 0:00:19
4 Daniel Diaz (Arg) San Luis Somos Todos 0:00:22
5 Vincenzo Nibali (Ita) Liquigas-Cannondale 0:00:36
6 Jose Rodolfo Serpa Perez (Col) Androni Giocattoli
7 Cayetano José Sarmiento Tunarrosa (Col) Liquigas-Cannondale
8 Luis Mansilla (Chi) Chile
9 David Arroyo Duran (Spa) Movistar 0:00:45
10 Sylvain Chavanel (Fra) Omega Pharma-QuickStep
12 Magno Prado Nazaret (Bra) Funvic-Pidamonhangab 0:01:09

Fonte : Prologo

Nenhum comentário:

Postar um comentário