terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Uma breve história do logo do Tour de France


O Tour de France nasceu em 1903. Por muitos anos, teve seu nome associado apenas com a de seu organizador, L’Auto, e isso era suficiente para definir a sua identidade. Era uma outra época, em que a corrida não era uma marca, mas apenas um evento esportivo para a divulgação de um jornal.
À procura de um símbolo poderoso, a prova vai desenvolver em 1919 uma camisa conhecida ao redor do mundo: a camisa amarela. A túnica será o líder por muitos anos, o único emblema do Tour de France. A idéia era tão boa, na verdade, será mais tarde adotada por outras provas de ciclismo.
1948 é o segundo Tour de France após a guerra. A corrida já não é organizado por L’Auto de Henri Desgrange, mas pelo Le Parisien Libéré e L’Équipe de Jacques Goddet. Para se destacar da concorrência (da Ronde de France organizado pelo jornal Sports jornal) Goddet homenagear Henri Desgrange, bordando seu nome na camisa. Mas na França do pós-guerra isso custa muito caro, então são bordadas apenas as iniciais “HD”.

Durante esses mesmos anos, uma bandeira tricolor adorna a carros de corrida e a caravana publicitária. São mencionados os jornais organizadores: Le Parisien Libéré no azul, o L’Equipe no vermelho a na faixa branca o “Tour de France”. Mais do que uma bandeira, esse símbolo foi usado também em banners, chaveiros, mapas e materiais impressos.

Nos anos 70 o Tour está nas telas de todos os televisores e com o retorno da competição por equipes, os patrocinadores disputam a camisa amarela. O “HD” inicial está passando despercebido e para dar-lhe importância, Felix Levitan decidiu colocá-lo no coração do mapa da França e isso foi desenvolvido em 1979 o novo emblema.

Na década de 80, Felix Levitan tentava atrair para a prova os corredores do leste europeu que haviam destacado-se nas Olimpíadas de Moscou com o status de “amadores” e a corrida torna-se aberta para acomodá-los, mas é em última análise os corredores americanos que causam maior impacto na prova.


Em 1987 a corrida muda de chefe, Levitan é substituido por Naquet-Radiguet. O organizador quer modernizar a corrida e vender para os patrocinadores e emissoras de televisão. O novo logotipo apresenta pela primeira vez a prova como “Le Tour”, retangular, nas cores da França e com um pequeno esboço de ciclismo na camisa amarela.
No ano de 1992 é criada a ASO que absorve a Sociedade do Tour de France e Jean-Marie Leblanc muda o logotipo, adotando uma espécie de mostrador de um relógio, lembrando que nos últimos anos a prova é vencida no contrarrelógio. Pela primeira vez as cores da bandeira francesa não aparecem mais.

Para comemorar o centenário do Tour a ASO contratou em 2003 a Saguez e Partners para definir um novo logotipo. Ele inclui o nome da prova, com o “R” da palavra tour lembrando um ciclista em pleno esforço e um círculo amarelo que lembra tanto a camisa do líder quanto o sol de julho.


Mostrando uma organização invejável, o logotipo para 2013 está definido, com uma pequena modificação para comemorar a centésima edição da prova.

Fonte: magliarosa

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